Bem de manhã, embora o céu sereno

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 107 Vigiar e Orar

Letra: Autor Desconhecido – Origem: Psaumes et cantiques

Tradução: Alfredo Henrinque da Silva (1872-1950)

Música: Sophia Zuberbühler (1833-1893)

Eram 4 horas da manhã na primavera de 1967. Depois de pregar e comungar com os irmãos num pequeno lugarejo chamado Volta, entre Urucuí e Ribeirão Gonçalves, no centro-sul do Piauí, o Pr João Alves Feitosa, então Secretário-Executivo da convenção Batista Piauí-Maranhão, estava na sua rede pendurada no galpão da casa de palha de um dos membros da congregação. Toda a família havia se abrigado no único quarto da casa . O Pr Feitosa acordou ao som de uma música suave, um pouco à distancia. Bem de manhã, embora o céu sereno pareça um dia calmo anunciar, ele ouviu, Que maneira maravilhosa de acordar!

Percebeu que o pequeno grupo de irmãos estava num círculo, cantando este belo hino.

Embora estivesse muito cansado da sua longa viagem do dia anterior, num antigo ônibus sobre uma acidentada e empoeirada estrada, cheia de ondulações, o pastor apressou-se a se reunir a este corajoso grupo que começava cada dia num culto de louvor ao seu Salvador e Senhor e a orar para que Deus mandasse chuva àquele lugar. Desde então, o Pr. Feitosa não pode cantar este hino sem ver na sua mente e coração aquele pequeno grupo, no sul do Piauí, levantando sua voz nesta comovente oração.

O autor desta singela poesia é desconhecido. O pastor português Alfredo Henrique da Silva (1872-1950) da Igreja Metodista, a traduziu, em 1913, do hinário francês Psaumes et Cantiques (Salmos e Cânticos), que, como muitos hinários das Igrejas Reformadas da época, não registravam os autores. Sua versão está em quase todos os hinários evangélicos do Brasil, demonstrando seu valor.

A linda melodia VEILLE TOUJOURS (Vigie Sempre), escolhida para este hino, é de Sophia Zuberbühler (1833-1893), encontrada em Psaumes et Cantiques. Não há outras informações biográficas disponíveis sobre esta compositora no momento.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista em: www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historia_hinos


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 107. Bem de manhã
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15426
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br