Blumenau inaugura busto de Lutero na principal praça da cidade

10/11/2017

IMG_0232
IMG_0230
IMG_0201
IMG_0196
IMG_0186
IMG_0176
IMG_0157
IMG_0149
IMG_0140
IMG_0124
IMG_0114
IMG_0088
IMG_0070
IMG_0039
IMG_0030
IMG_0024
IMG_0012
1 | 1
Ampliar

No dia em que Martin Lutero completaria 534 anos de nascimento, a Comunidade Evangélica de Blumenau – União Paroquial Luterana presenteou a cidade de Blumenau/SC, no Sínodo Vale do Itajaí, com um busto do reformador. A cerimônia aconteceu na sexta-feira, 10 de novembro, no Mausoléu Dr. Blumenau e na Praça Hercílio Luz, no centro da cidade.

“Há 500 dias estivemos nesta praça para lançar os 500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana. Depois disso, uma extensa programação aconteceu em todo o Brasil. É incrível como este movimento tomou proporções. De ação em ação o povo foi tomando conhecimento de quem é Lutero, quem foi este grande descobridor da liberdade cristã e do evangelho. Hoje só temos a comemorar”, assinalou o pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

O vice-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, destacou a ousadia do reformador comparando com a coragem dos 17 primeiros imigrantes luteranos que colonizaram a cidade. “Martim Lutero foi ousado ao publicaras 95 teses ao apresentar a discussão e a importância da igreja ser agente de transformação. Blumenau hoje é reflexo de valores éticos, políticos e sociais herdados também dos luteranos.

O monumento junta-se a outras iniciativas que deixaram a cidade mais luterana durante os festejos da Reforma, como o Monumento da Reforma, que homenageou Martin Lutero e sua esposa Catarina Von Bora, assim como inúmeras campanhas e celebrações.

“Mais uma vez, a comunidade luterana participa da movimentação cultural e prestigia a cultura local e do Vale do Itajaí. Parabéns a comunidade luterana por mais esta iniciativa”, disse o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos.

O coordenador ministerial da Comunidade Evangélica de Blumenau, pastor Anderson Ellwanger, observou que é momento de marcar a história e de trazer visivelmente algo que vai ficar exposto e continuar inspirando as pessoas.

No mesmo ato, a união de paróquias luteranas realizou o lançamento do documentário produzido em parceria com a Spry Vídeo e a NSC TV. Com cenas e entrevistas inéditas, o material é fruto de uma série de reportagens exibidas para todo o Estado de Santa Catarina na Semana da Reforma.

De acordo com o diretor e produtor do documentário, Rodrigo Fructuso, a Reforma Luterana não foi um ato localizado, atingiu muito mais que uma Igreja, mas mudou toda uma época. “A Reforma influenciou a educação, a relação de trabalho e, principalmente, deu a oportunidade para as pessoas pensarem. Foi isto que mostramos neste documentário”.

Todas as iniciativas do jubileu dos 500 anos da Reforma na cidade Blumenau podem ser conferidas em facebook.com/cebupl.

*Assista a reportagem sobre o evento e o documentário na íntegra, clicando na midiateca abaixo.
 

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br