Boletim Expresso Nº 157 - 130419

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. 2ª Coríntios 5,17

19/04/2013


Curso Básico da Fé na Capela de Cristo

Veja aqui e participe!
 

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

Sábado, 20/04/2013 9:00 h: Assembleia da União Paroquial de São Paulo  - Av. Rio Branco, 34

Domingo, 21/04/2013

3º Domingo

após Páscoa

10:30 h: Culto com Santa Ceiana Capela de Cristo (P. Guilherme)

10:30 - 15:30 h: Encontro de Confirmandos na Capela de Cristo

17:00 h: Reunião de Diretoria em Diadema

18:00 h: Culto no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme)

Domingo, 28/04/2013

4º Domingo

após Páscoa

10:30 h: Culto na Capela de Cristo (Dr. teol. Célio Silva)

12:00 h: Ensaio do Coral na Capela de Cristo

18:00 h: Culto no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme)

 

 

Caros Membros e Amigos
da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste domingo que leva o nome latim “Jubilate” (=jubilem) refletimos sobre o seguinte texto de Gênesis 1,1-4a+26-31+2,1-4a: No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. Então Deus disse: - Que haja luz! E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão.  Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: - Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu. E Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o sexto dia. Assim terminou a criação do céu, e da terra, e de tudo o que há neles. No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou. E foi assim que o céu e a terra foram criados.

Trata-se de um extrato do relato da criação no que diz respeito a criação dos seres humanos. Longe do debate inútil sobre a historicidade do relato, podemos ler o texto como um louvor a beleza e grandeza da criação. Somos criados a semelhança de Deus, quer dizer algo da grandeza dele está dentro de nós. Isto contrasta com muitas experiências do dia a dia onde a mediocridade e a crueldade paracem prevalecer. Pessoas se movem por motivos pequenos, pequenas vantagens, sensações do momento e a crueldade está sempre presente, quando saimos de casa com medo, quando reunimos as experiências de violência sofrida pelas pessoas que conhecemos e constatamos que todos têm uma longa lista para apresentar. Crueldade que vem até nós pelo noticiário que relata nestes dias do atentado a bomba cruel em Boston. Mais profundo é o desprezo pela grandeza da vocação humana quando acontece a violência e ninguém relata. Quanto sofrimento anônimo em famílias que mão chega a denúncia? Quantas mortes na ruas e ninguém se interessa? Nestes dias apareceu uma notícia discreta que em Goiânia foram assinadas 30 moradores de rua nos últimos 9 meses, a maioria com envolvimento de policiais. As investigações estão paradas e está em andamento a federalização da apuração por isso. Que desrespeito a vida!

Assim lidamos com a desfiguração da criação de Deus todos os dias. Mas é neste período da páscoa que temos a chance de um reunício da criação. É este o significado da ressurreição de Cristo que temos uma segunda chance, que Deus não desistiu de nós, mas renova a sua aliança ao preço mais alto imaginável: a morte do seu filho. É uma questão de fé acreditar na palavra do Gênesis: Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom. É a comunidade cristão que se constitui a partir desta palavra e que precisa apostar todas suas fichas na realidade nova dos filhos e filhas de Jesus Cristo: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2ª Coríntios 5,17)

Saudações

P. Guilherme Nordmann


Curso Básico da Fé na Capela de Cristo

Veja aqui e participe!


Chamamos sua atenção para o nosso espaço no no Portal Luteranos:

Mostramos aqui os links de todos os vídeos da nossa vida comunitária disponíveis no Portal Luteranos:

Noite Musical com Batata de 16/03/2013

Noite Musical com Sopa 15.09.2012

Festa de Advento na Capela de Cristo Ambiente Natalino e comunhão intensa

Celebrando a chegada de Deus - Encontro de Corais da União Paroquial de São Paulo na Igreja Martin Luther

Coral na Capela de Cristo

Observe também nossa página no www.facebook.com/capeladecristo


 
Luz da Semana - Para nossa reflexão
 
Nossa Vida – Nossa Fé - Um jeito de ser Comunidade
 
Recursos
Os recursos provêm das pessoas que integram a comunidade e que, por decisão própria, passam a contribuir de forma concreta e afirmativa. A atitude co-responsável é construída num processo que promove o interesse, a informação e a transparência em relação às necessidades. Da coresponsabilidade decorre a vontade de viabilizar, inclusive financeiramente, as ações da comunidade.
 
Cada pessoa sabe a respeito dos seus limites e das suas possibilidades. Ninguém é obrigado a contribuir. Em se tratando de decisão própria, cabe a cada um dimensionar responsavelmente o montante e a forma. Há liberdade no fato de contribuir. Há identificação e envolvimento. Há saúde e maturidade. A pessoa deixa de responsabilizar, tão somente, as instâncias superiores e os outros. Ela se implica no processo, chama para si parte da responsabilidade.
 
Testemunha, assim, a seus pares, algo sumamente importante: as coisas compartilhadas qualificam e dão dignidade ao que fazemos. Testemunha ainda a experiência de que Deus já colocou ao alcance de nossas mãos a maior parte do que pedimos aos céus. Contribuir, no amplo sentido da palavra, promove realização e profunda gratidão.
 
A solidariedade é um dos dons da comunidade. A preocupação com terceiros é sumamente importante. Além da ajuda mútua, promove-se a solidariedade nos níveis sinodal, nacional e internacional.
 
Entendemos que, no manejo responsável das finanças, residem importantes mecanismos de aprendizado.
 
da Carta São Paulo - Documento da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo elaborado pelo Colégio de Obreiros em 2005/06
 

COMUNICAÇÃO
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br