Boletim Expresso Nº 175 - 130913

Jesus Cristo acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. 1ª Timóteo 1,10b

13/09/2013

Paramentos
Noite Musical com sopa 2013-cartaz
1 | 1
Ampliar

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

 

Neste 17° domingo após Pentecostes refletimos sobre Lucas 7,11-16. Começa com um momento de grande tristeza. A mulher já havia perdido o marido e agora ela estava indo em direção ao cemitério levando seu único filho para sepultá-lo. Tudo termina com um comentário simples: ...e Jesus o entregou à sua mãe... Para poder fazer isto, Jesus teve que rescussitá-lo.

Pode ser que neste ponto já desistimos de prestar atenção a esta história. Enfim, não sou Jesus para rescussitar pessoas... Mas vale a pena insistir um pouco mais. Chama atenção que Jesus parece ver como sua missão, juntar as pessoas separadas. Ele veio para buscar o que estava perdido, diz em outro lugar. Já pendurado na cruz ele junta sua mãe com o discípulo que ele amava: Veja isto é tua mãe...veja isto é teu filho...

Como é que ele consegue fazer estas coisas? Mesmo sem explicação para tudo, chama atenção que Jesus permite-se de ter pena daquela mulher castigada pela vida. Ele não endurece o coração e o desfecho positivo com certeza tem algo a ver com esta compaixão de Jesus. Ele não precisa se fechar diante do sofrimento porque vê o mundo nas mãos do pai e na certeza que o sofrimento não terá a última palavra sobre a vida.

É neste ambiente de compaixão que Deus se revela como força da vida que supera a morte. Deus entra nesta história ao ponto que Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo: - Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo! (v.16)

E nós? Haja dureza de coração nesta cidade impiedosa que nos vivemos! Haja olhares frios desviando-se do sofrimento perto! Haja medo de ser engolido pelos problemas dos outros! Haja solidão e isolamento no meio de nós!

Que chegue Deus e nos conceda coragem de fé. Porque não é assim que Deus cobra de nos toda a solução. Ele só pede um pouco de compaixão. E, quem sabe, a vida poder dar a volta por cima...

Saudações

P. Guilherme Nordmann


 

Noite Musical com Sopa - Música e Delícias na Capela

 


 

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

 

Domingo, 15/09/2013

17° Domingo após

Pentecostes

10:30 h: Culto com Santa Ceia na Capela de Cristo (P. Guilherme)
12:00 h: Capela de Cristo - Ensaio do Coral
18:00 h: Culto no Salão Comunitário em Diadema (P. Guilherme)
 
Quinta, 19/09/2013
 
14:30 h: Reunião do Grupo de Senhoras
19:00 h: Reunião do Presbitério
 
Sexta, 20/09/2013
a Domingo, 22/09/2013
 
Retiro de Confirmandos/as em Bertioga
 

Domingo, 22/09/2013

18° Domingo após

Pentecoste

10:30 h: (Célio Silva) - Capela de Cristo - Culto
18:00 h: (P. Guilherme) Diadema - Culto
 

 


 

Veja as novas matérias em nosso espaço na internet www.luteranos.com.br/capeladecristo:

 

- Filmagem em Vila Campo Grande - Ser visto pelo óculos dos outros

 

- Culto para inaugurar a nova casa de Marcos Paulo e Marli - Casa é mais que quatro paredes

 

- Boletim Mensal Setembro 2013

 

- Agenda Mensal Setembro 2013

 


 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

Compaixão

Minha neta Camila tem onze anos. Ela estava almoçando quando, de repente, sem razão aparente, começou a chorar. Saiu da mesa e foi para a sala de televisão, onde se deitou num sofá e continuou a chorar. Fui até ela para saber o que estava acontecendo e foi isso que ela me disse: “Vovô, eu não consigo ver uma pessoa sofrendo sem sofrer. Quando vejo uma pessoa sofrendo, o meu coração fica junto ao coração dela…”Tão menina e já sofre de poesia. Ela pensa usando imagens: o meu coração fica junto ao coração dela…

Isso tem o nome de compaixão. Talvez devêssemos abandonar a definição tradicional do ser humano como o animal que pensa e substituí-la por uma nova, tão mais verdadeira: o homem é o animal que sente compaixão. Compaixão quer dizer “sentir junto”. Eu não estou sofrendo. Mas vejo alguém sofrendo. Duas crianças, numa noite de garoa, num semáforo, me pedem um trocado. Elas me olham com seus olhos pingando de chuva. O seu olhar rompe a minha tranquilidade. E eu sofro com elas.

Compaixão também se tem por um animal. Consta que Nietzsche, vendo um carroceiro a chicotear um cavalo, abraçou-se ao cavalo e ficou louco, definitivamente. Um mundo onde homens chicoteiam animais é um hospício de loucos. Lembro-me de uma amiga chorando com o seu pássaro preto nas mãos, morrendo. Afinal de contas, quanto vale um pássaro preto? E pode até mesmo ser compaixão por uma planta. Fernando Pessoa sentia compaixão pelos arbustos: “Aquele arbusto fenece, e vai com ele parte da minha vida. Em tudo quanto olhei fiquei em parte. Com tudo quanto vi, se passa, passo. Nem distingue a memória do que vi do que fui.” Os olhos, movidos pela compaixão, colocam o coração junto ao coração do ser que está sofrendo.

A Ética é uma disciplina filosófica que se dedica a investigar o bem que devemos fazer. Um dos seus grandes teóricos foi Kant. Mas Kant se assombrou com o fato de que os homens, inteligentes, capazes de conhecer com a sua razão o bem que deve ser feito, não o fazem. O conhecimento da Ética não nos torna seres éticos. Um professor que ensina Ética numa sala de aulas pode ser um monstro quando ninguém está vendo.

Os políticos que mergulharam o Brasil nessa vergonha não são ignorantes. São seres inteligentes. Estudaram em boas escolas. Têm diplomas. Sabem o que é certo e o que é errado. E até mesmo se gabam de sua excelência em público, sem se envergonhar. Bom é pouco. Muito bom não chega. Excelentíssimo, bom acima de qualquer comparação: é assim que eles se tratam.

A corrupção não decorre da falta de conhecimento. Decorre de uma doença na alma. Não aprenderam a compaixão. Não se enquadram, portanto, em nossa definição de homem. Seus corações não sofrem ao ver o sofrimento. Veem as crianças nas ruas, os velhos abandonados, os adolescentes confusos, os pobres com fome. Mas isso não faz os seus corações sofrerem. Não são capazes de repetir o que disse o poeta: “Em tudo quanto olhei fiquei em parte.” Os corações sem compaixão batem sozinhos. Não saem de si mesmos.

Aí comecei a pensar nas escolas. Tantas coisas se ensinam lá! Os programas são enormes. Mas onde se ensina compaixão? Como se ensina compaixão? O lugar da compaixão não é o lugar do conhecimento. É o coração. É do coração que a Ética surge, como determinação viva do corpo. Mas como se educa o coração? Conhecimento sem coração é demoníaco. As maiores atrocidades são perpetradas por meio dos conhecimentos de Ph.Ds.
Se alguma escola estiver interessada em ensinar a compaixão, chamem a minha neta Camila. Ela sabe…

Rubem Alves

COMUNICAÇÃO
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br