Boletim Expresso Nº 197 - 140221

Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele. Hebreus 3.15

21/02/2014

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste domingo refletimos sobre Atos 16,9-15, onde encontramos a história pouco conhecida mas bonita de Lídia de Tiatira. Fala de um mundo de 2000 anos atrás mas que já era surpreendentemente dinâmico. O Apóstolo Paulo que até antão só havia atuado na Asia sentiu o chamado de Deus de atravessar o mar em direção a Europa.

Ele chega em Filipos, situada hoje na Grécia. Procura rapidamente o lugar onde os judeus e simpatizantes destes faziam adoração. Encontra Lidia de Tiatira que logo se abre para o evangelho de Jesus Cristo, recebe o batismo junto com toda a sua família e convida o Apóstolo a sua casa.

A velocidade desta história daria um bom bom Road Movie no melhor estilo hollywoodiano! O evangelho que põe em movimento derruba barreiras e abre os corações. E não por último é uma história de uma mulher que é uma comerciante bem de vida e ganha importância porque oferece sua casa para servir de base para a missão de Jesus Cristo na Europa.

Creio que tudo isto ainda acontece hoje em nosso tempo. Sei que as vezes sentimos bem o contrário. A causa de Deus parece não avançar. Observamos muito Charlatã que finge falar em nome de Deus, muita igreja que só prega dinheiro e por outro lado igrejas e pessoas sérias com dificuldade de fazer ouvir seu testemunho de fé.

A nossa Capela de Cristo e o jeito de viver a fé de muito membros luteranos, sem dúvida se encaixam nisto. Somos um pouco acanhados no bom sentido, mas tenho plena convicção que isto só diz respeito a superfície. Lá no fundo a verdade do evangelho abre-se caminho e vem a superfície no seu tempo devido. Assim sempre tivemos pessoas com um coração para a comunidade que se abriram a mensagem do amor de Deus igual a Lídia e que também não hesitaram em ajudar concretamente na medida das suas possibilidades.

Sempre atravessamos barreiras e abrimos o espaço para novos caminhos e novas pessoas. Na teologia este movimento do evangelho é chamado de Missão, dinâmica do amor de Deus em direção das pessoas.

Saudações

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

Domingo,
23/02/2014
Domingo
Sexagesimae
10:30 h: Culto (P. Guilherme Nordmann) - Bênção aos Aniversariantes
Atos 16,9-15: A Graça de Deus vai além das fronteiras
 
Após o Culto: Reunião inicial do grupo de Confirmandos com Pais e jovens
 
12:00 h: Ensaio do Coral
Domingo,
02/03/2014
Domingo
Estomihi
10:30 h: Culto com Santa Ceia  (P. Luís Mello)
 
12:00 h: Ensaio do Coral

 


 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 
Missão de Deus - Nossa Paixão
 
 

Oito passos para a ação missionária

Felipe é enviado para uma missão (Atos 8.26-40). A tarefa não é fácil. É necessário ter coragem, conhecimento e preparo físico. O caminho por onde deve ir é deserto. A pessoa com quem deve falar é um importante funcionário do governo. Mesmo diante das incertezas, Felipe vai e realiza a sua missão. Felipe é cativado pela Missão de Deus e dela faz parte, agindo apaixonadamente. A Missão de Deus também pode ser a nossa paixão. Veja oito passos na missão de Felipe que podem inspirar a nossa ação missionária.

1. A missão provém de Deus, de seu Espírito. Um emissário de Deus dá a Felipe a ordem de ir ao sul, de Jerusalém a Gaza, um caminho desértico. Deus conduz toda a história de acordo com seu propósito. Deus tem um propósito missionário para cada pessoa. Podemos nos saber convocados e enviados. Ele há de conduzir nossos planos e nossas iniciativas.

2. A missão de Deus nos faz sair de onde estamos. Felipe foi enviado para longe de onde se encontrava, ao lugar mais improvável para a missão de Deus, ao deserto. Sob o sol escaldante, ele teve de alcançar um carro, certamente um veículo mais veloz do que uma pessoa a pé. Somos chamados a ultrapassar fronteiras geográficas, culturais, sociais e étnicas. Temos o desafio de nos desinstalarmos, de rever nossos conceitos e nossas atitudes.

3. A missão de Deus requer uma postura humilde e solidária. Felipe acompanha o carro e está atento ao que acontece. E ele se surpreende ao ver que aquele estranho está lendo a Escritura. As pessoas se mostram interessadas na palavra de Deus, nos lugares e momentos mais estranhos. Elas podem ter dificuldades em entender a mensagem, mas estão abertas para recebê-la. Estamos nós atentos ao que ocorre ao nosso redor? Estamos preparados para testemunhar o amor de Deus em diferentes situações?

4. Na missão nada se impõe. Felipe coloca-se à disposição para explicar o Evangelho de Jesus Cristo. A iniciativa entre os dois é sempre do alto funcionário. É ele quem o convida a subir no carro. É ele quem, depois de crer, solicita o batismo. Felipe, por sua vez, lhe oferece a boa nova de Jesus Cristo. Na missão de Deus, nada se impõe. Nela tudo é oferta gratuita, para a decisão livre de
quem deseja acolher o Evangelho.

5. O conteúdo da missão de Deus consiste no testemunho da obra salvadora de Deus em Jesus Cristo. Felipe não bisbilhotou a vida daquele estranho, não emitiu juízos sobre sua vida, sua espiritualidade e seu comportamento. Apenas lhe apontou o caminho para Jesus Cristo. A fé cristã nos desafia a sermos pessoas justas, o ajudar as outras pessoas, consolálas, defendê-las de injustiças e animá-las em seus propósitos. Ao agirmos assim, é necessário também darmos um testemunho vigoroso de que tudo isso é feito por causa do Evangelho de Jesus Cristo.

6. Do ouvir da palavra provém a fé. O Espírito Santo continuava agindo ao longo do encontro, agora na mente e no coração do etíope. E é ele quem solicita ser batizado. É ele quem espontaneamente confessa sua fé. A fé não persiste nem se transmite espontaneamente. É através do testemunho da Palavra que ela é despertada pelo Espírito, e nutrida pela comunhão, pelo culto e pela oração. Da mesma maneira, ela se difunde para além de nossos limites, dando à igreja crescimento e vigor.

7. Na missão de Deus não se cria nenhuma espécie de dependência. O próprio Espírito Santo se encarregou de separar as duas pessoas. Felipe seguiu anunciando o Evangelho na direção oposta da viagem do funcionário etíope. Nunca mais se encontrariam. Mas o Evangelho haveria de se espalhar. Participar da Missão de Deus, através do testemunho em palavra e ação, faz com que o Evangelho se espalhe por todos os lugares. Dessa forma, outras pessoas podem encontrar, na boa nova, a alegria de viver e de participar da comunhão no corpo de Cristo.

8. Na missão de Deus ocorre uma transformação de todo ser. O texto revela a mudança fundamental que ocorreu com o funcionário etíope: ele continuou a sua viagem “cheio de alegria”. Para aquele homem, a Missão de Deus se transformou em sua paixão, como era a paixão de Felipe. Coração e mente são transformados. Em decorrência, transformam-se também as relações e, com elas, a própria realidade é transformada. Por isso cada pessoa é chamada a fazer parte da Missão de Deus, sendo agente de transformação de vida e de realidade.

Walter Altmann - Pastor Presidente da IECLB - emer.


Fonte: Folheto evangelístico: IECLB – Literatura Evangelística
Comunhão Martim Lutero – www.centrodeliteratura-ieclb.com.br
n


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 15
ID: 26897
COMUNICAÇÃO
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br