Boletim Expresso Nº 212 - 140605

Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Zacarias 4,6

05/06/2014

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste domingo de Pentecoste festejamos o 58° aniversário da Capela de Cristo com Culto festivo, almoço gostoso, bolo e café, tômbola, sorteio, música e muito papo gostoso... Não perca!!

É oportuno comemorar a festa anual no domingo de Pentecoste que é a festa do Espírito Santo ou como também pode se afirmar, a festa de aniversário da igreja. É o espírito que transforma a ficção da comunidade cristã em realidade. Tantos interesses, aspirações, nenhum parentesco - porque a comunidade deveria permanecer unida? É pela força do espírito de Cristo que isto acontece. Ele nos faz superar os limites desta vida e deste mundo. Assim nos conta o Apóstolo Paulo em Romanos 8,1-2+10-11 que é o texto da prédica deste domingo. Fazemos esta experiência sempre de novo em nossa comunidade que volta e meia parece inviável, mas sempre de novo vem inspiração de algum lugar, alguma pessoa - e isto há décadas.

Tudo passa por uma questão de fé. Tudo se torna viável para quem crê. É pela fé que mantemos a viabilidade da convivência pacífica na sociedade. Não é nenhuma força policial que consegue gerar a disposição de conviver positivamente e em paz, mas sim a fé na vitória da vida. Fé que ensina que vale apena investir na construção e não na destruição. Para nos cristãos esta fé nasce no mistério da ressurreição de Cristo que nos é transmitido pelo Espírito Santo. Assim a comunidade se torna o núcleo original da paz no mundo. Por isso não temos simplesmente a opção de desistir dela. O mundo precisa de nós!

Venha fazer a Festa consoco!

Saudações

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo

Domingo
 
08/06/2014
 
Pentecoste
 
Festa
 
Anual

10:30 h: (P. Guilherme) – Culto Festivo com Coral

Em Seguida: Festa Anual:
 
Almoço, Café com Bolo, Apresentações musicais
 
Brechó/ Tômbola/ Brincadeiras para crianças / Bingo
Terça
10/06/2014
19:00 h: Reunião de diretoria do Centro Social

  Domingo

15/06/2014

Trindade

10:30 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
2ª Coríntios 13,11-13: Trindade significa: Deus consoco!
 
12:00 h: Ensaio de Coral
 

 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

Os Luteranos e o Espírito Santo

No domingo que vem, 8 de junho de 2014, celebraremos uma das três maiores festas da igreja. Você lembra de imediato qual é?

Certo..., demora um pouco até cair a ficha. Lembramos de Natal, festa dominada pelo comércio, e também lembramos da Páscoa com os feriados da Semana Santa.

Mas a terceira grande festa anda meio esquecida. Sim, estamos falando de Pentecostes, a festa do derramamento do Espírito Santo, ou como podemos também dizer, a festa de aniversário da igreja.

Nós luteranos somos conhecidos pelo nosso jeito sóbrio longe do estilo “espetáculo” de outras denominações. Tememos com razão confundir as emoções com manifestações do espírito de Deus. Virou nossa marca registrada que em nossos cultos é permitido usar a razão. Não queremos entrar em contradição com a vida lá fora.

Por isso temos um ceticismo histórico com o pentecoste do espírito. Costumamos levar o comentário de outros evangélicos de não sermos “avivados”. Mas pode ser, que justamente este nosso cuidado, para evitar a confusão entre sentimento e espírito, nos capacita para captarmos o sopro dele.

É este espírito que desperta dentro de nos aquela firme convicção que a vida vale a pena e isto principalmente em comunhão com os nossos irmãos e irmãs, com a comunidade e com o mundo. Na vida dos nossos tempos acontece com facilidade que paramos com nossos esforços de comunhão na família, mas o espírito não impele para irmos além.

O próprio Jesus diz: “Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim.” (João 15,26) O espírito desperta dentro de nós a vontade de Cristo que se resume nesta sua palavra: “O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.” (João 15,12).

Esta palavra nos envia para além da família primeiramente para nossa comunidade, a nossa igreja, e depois para o mundo principalmente aos mais necessitados. É suspeito o cristão que diz amar a Deus e ao próximo e não ama sua igreja. É isto que podemos aprender com Pentecostes.

Quem bom que temos as nossas comunidades como espaço privilegiado de vida que nos tira do isolamento da vida tão somente privada para os novos horizontes do povo de Deus!

 

Wilhelm Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
ID: 28410
COMUNICAÇÃO
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br