Buscar e salvar o que está perdido

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Isaías 53.4-7

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. (v. 6)



Meu caro amigo, se nós podemos apascentar e governar a nós mesmos, guardar-nos do erro, alcançar graça e perdão dos pecados por mérito próprio, resistir ao diabo e toda desgraça, vencer o pecado e a morte por nós mesmos, então a Escritura deve estar mentindo quando afirma que somos ovelhas perdidas, dispersas, machucadas, fracas e indefesas. Nesse caso, também não precisamos de Cristo como pastor que nos procure, reúna, guie, trate, cuide, dê força para enfrentar o diabo. Então, ele também seu sua vida por nós em vão. Pois, se podemos fazer e conseguir tudo isso por força própria e piedade pessoal, então podemos dispensar completamente a ajuda de Cristo.
Agora, aqui você tem justamente o contrário, ou seja, que você, ovelha perdida, não pode, por si mesmo, voltar para junto do pastor. Por si mesmo, você só pode extraviar-se e, se Cristo, o bom pastor, não saísse à sua procura e o trouxesse de volta, você, simplesmente, acabaria sendo presa do lobo. Mas eis que ele vem, procura, encontra e leva você de volta ao seu aprisco, ou seja, por meio da palavra e sacramento o leva à cristandade, dá sua vida por você, conserva-o, doravante, no caminho certo, para que você não incorra em erro. Aqui, não se ouve nada a respeito de suas forças, suas boas obras e méritos, a menos que você considere extraviar-se, estar indefeso e perdido como sendo força, boa obra e mérito. Nisso aí, Cristo age, ganha méritos e manifesta o seu poder sem participação de ninguém. Ele sai à procura, carrega sobre os ombros, guia e, por meio de sua morte, ganha-lhe a vida. Somente Cristo é forte que chega para impedir que você pereça ou seja arrebatado de sua mão (João 10). Você não pode fazer nada nesse sentido. A única coisa que pode fazer é espichar as orelhas, ouvir e receber com gratidão esse extraordinário tesouro, bem como aprender a reconhecer nitidamente a voz de seu pastor, segui-lo e não dar ouvidos à voz do estranho.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Bom Pastor
O meu cálice transborda Salmo 23
O bom pastor João 10.12-16
O Evangelho se resume em carregar Lucas 15.3-7
Buscar e salvar o que está perdido Isaías 53.4-7
Somente ele é o bom pastor João 10.7-15
Conheço as minhas ovelhas João 10.14-18
O Pastor se angustia por causa de nós 1 Pedro 2.18-25
Pastoreia as minhas ovelhas João 21.15-23

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 53 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20421
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br