Caminhando na areia

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 481 – Caminhando na areia

Autora da Letra: Elisa Maria Miertschink
Autora da melodia: Jameika Mansur1  


Elisa Maria Miertschink, a autora da letra do “Caminhando na areia”, nasceu em 1963 em Santa Maria de Jetibá, ES. Em certa época de sua vida Elisa trabalhou na ADL (Associação Diacônica Luterana) em Serra Pelada, ES. Quando aconteceu o Primeiro Musisacra no Estado do ES nasceu o Grupo Espaço. Com este grupo ela participou de Festivais de Musisacra Regionais e Nacionais.

Ela conta a respeito da origem do hino “Caminhando na areia”:
A Música “Caminhando na Areia” foi escrita (em 1995)2  para participarmos no Musisacra Regional e foi também escolhida para irmos ao Nacional (que se realizou em Novembro de 1995 em Joinville)3 . Eu regia e coordenava um Grupo de canto infantil “Crianças do Reino” e a inspiração veio desse grupo, da preservação da Natureza e do amor que tenho pelo Mar.

O texto das primeira e segunda estrofes do hino dirige nossa atenção à maravilhosa criação de Deus. Com palavras singelas, lembra o primeiro artigo do Credo Apostólico “Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra.” Podemos lembrar muitos textos bíblicos, como p.ex. Gênesis cap.1 e 2, ou os Salmos 104 e 105. - As duas últimas estrofes apelam a nossa consciência, querem despertar os acomodados para que usem a razão e lutem para preservar o que Deus criou. O hino serve muito bem para ilustrar o Tema da IECLB do ano 2011 “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso” .

Jameika Mansur de Colatina, no norte do ES, é a autora da melodia deste hino. Ela também passou pela escola da ADL, foi onde conheceu Elisa Maria Miertschink. Em 1994 criou a Dallas Company e passou a cantar música country por alguns anos. Mais tarde ela fez dupla com outro cantor JAM (o baterista da Dallas Company) com pegada do pop rock e da MPB.

Para compor a melodia Jameika deixou influenciar-se pelo texto da 1ª estrofe do hino. É uma melodia bem fácil de aprender. No início do primeiro verso as notas musicais sobem do Dó grave até o Sol, isso ilustra o despontar do sol observado a beira-mar. Logo depois, a melodia sobe até o Do agudo, isso nos ajuda a desviar nossos pensamentos do sol nascente e dirigi-los para “as mãos do Criador”. No segundo verso, a melodia tenta descrever o vai e vem regular das ondas do mar, ora mais fortes, ora mais calmas, que nos levam a meditar sobre o poder de Deus, e no fim chegam a acalmar-se no grande amor de Deus.

L.C.

Notas:

1  O sobrenome de Jameika é Mansur, e não Mausun, como consta no hinário.
2  Na época Elisa ainda era casada com João Paulo Auler. Por isso ela consta no hinário como Elisa M. M. Auler.
3  O hino “Caminhando na areia” foi escolhido entre os melhores naquele Festival em Joinville.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 481. Preservação
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19450
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br