Caminhando para o Jubileu da Reforma

30/10/2015

No dia 31 de outubro de 2017 serão celebrados os 500 anos da Reforma Luterana – 500 anos da afixação das 95 teses de Lutero nas portas da Igreja de Wittenberg, na Alemanha. No Brasil, o ato de lançamento das comemorações que antecedem a data foi realizado no dia 18 de outubro de 2011, em Porto Alegre (RS), pela IECLB, juntamente com a com a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). O evento, organizado pela Comissão dos Festejos dos 500 Anos da Reforma Luterana, formada por integrantes das duas igrejas, teve como anfitriões o pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Friedrich, e o pastor presidente da IELB, Egon Kopereck.

Assim como no Brasil, um levantamento feito pela Federação Luterana Mundial (FLM), em 2011, avaliado pelo grupo criado para pensar o Jubileu da Reforma, identificou uma variedade muito grande de eventos que estão ocorrendo em todo o mundo. Comunidades, paróquias, igrejas e instituições estão desenvolvendo palestras, apresentações musicais, obras de arte, livros para marcar a data. Também existem planos para programas ecumênicos e eventos inter-religiosos, especialmente com as comunidades judaicas e muçulmanas, baseados no envolvimento de Lutero com essas tradições.

Além de outras atividades nas comunidades e paróquias, o Sínodo Nordeste Gaúcho vai dedicar o seu Dia da Igreja 2017, um dos maiores no âmbito da IECLB, aos 500 anos da Reforma.

Assista o video de lançamento das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana em https://www.youtube.com/watch?v=eA1dTrQQ8PA
Realização: IELB e IECLB
Direção Geral: Laércio Leitzke - @laercioleitzke
 

COMUNICAÇÃO
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br