Caminhar é preciso

Meditação

11/07/2003

Ensina-me o teu caminho e andarei na tua verdade;
dispõe-me o coração para só temer o teu nome
(Salmo 86.11).

Esta é uma pequena oração muito antiga, em que a pessoa que ora está fazendo alguns pedidos a Deus. No primeiro verso a pessoa que ora pede que Deus lhe ensine, mostre, indique, esclareça por onde deve andar, assim como a mãe que acompanha os primeiros passos de sua criança. Pede que o Senhor lhe ensine o caminho. Não um caminho qualquer, mas o caminho do Senhor.

Este pedido lembra do caminho que o povo fez em direção à terra prometida. Era um caminho para fora da escravidão do Egito, portanto um caminho de libertação. Um caminho que durou 40 anos pelo deserto. Este caminho pode ser muito difícil para quem caminha. Mas este caminho do Senhor é marcado pelo desejo de Deus de levar seu povo à libertação, à salvação. Por isso, o Caminho do Senhor significa a salvação que Deus preparou para os seus.

E para que os seus possam andar em segurança neste caminho e não se perder, Deus dá-lhes os sinais de trânsito, os seus mandamentos. Andar no caminho do Senhor é viver e agir conforme a vontade de Deus revelada em seus mandamentos. E esta vontade de Deus se resume em salvar as pessoas, salvar o seu povo. Portanto, ao pedir ensina-me, Senhor, o teu caminho..., esta pessoa pede que Deus a mantenha em sua salvação, ainda que vivenciar a salvação de Deus possa ser algo difícil. No evangelho Jesus afirma: Eu sou o caminho... de forma simples isto quer dizer que Jesus é a vontade de Deus, ele é a salvação.

O segundo momento da oração não é um pedido, mas a declaração de que esta pessoa está disposta a andar na verdade de Deus. Andar, neste caso, significa conduzir a vida, portar-se em conformidade com a verdade de Deus. Mas o que é verdade? Já em seu julgamento, quando Jesus disse que veio ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade, Pilatos perguntou: O que é a verdade? Conforme os relatos das sagradas escrituras, verdade é tudo aquilo que é firme, inabalável, constante, duradouro, em que se pode confiar totalmente.

Em última análise, só Deus é assim. Só Deus é verdade. E isto significa que podemos crer, confiar sempre em Deus, porque tudo o que ele prometeu se cumpriu, pois ele é fiel ao que promete. Mas confiança só acontece no relacionamento, na convivência, no envolvimento pessoal com Jesus. Andar na tua verdade é estar convencido de que Deus preparou a salvação e de que se pode ter a certeza, confiar nesta salvação hoje e sempre. É como dizer: Mantenha-me, Senhor, em tua salvação, e terei certeza absoluta de que tua salvação aconteceu, acontece e acontecerá.

O terceiro momento desta pequena oração é o pedido: Dispõe-me o coração... Dispor significa preparar, educar, encaminhar, doutrinar. Quem deve ser preparado, educado, encaminhado, doutrinado é o coração. O coração representa a pessoa como um todo, a totalidade do ser humano. Poderíamos fazer hoje esta oração assim: Mantém-me, Senhor, em tua salvação, e terei certeza absoluta de que tua salvação aconteceu, acontece e acontecerá. Prepara-me, educa-me, encaminha-me, doutrina-me na totalidade da minha existência para... Para quê? Para só temer o teu nome. Temer significa ter grande respeito, ter toda a confiança.

A oração termina com as palavras o teu nome'. Também na oração do Pai Nosso oramos: Santificado seja o teu nome. Isto significa que oramos que Deus mesmo seja reconhecido e respeitado como único e verdadeiro Deus, nosso Criador, Deus Salvador, cuja vontade precisa ser respeitada totalmente no céu e na terra, em toda parte, em todos os tempos. Assim temor ao nome do Senhor é o mesmo que concordar que ele é o único e verdadeiro Deus.

Nesta pequena oração colocamos nossa vida nas mãos poderosas daquele Senhor que criou e mantém a vida. Este Senhor conduz nossa vida para o alvo verdadeiro, enquanto a livra de todos os poderes contrários a ele próprio, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nós só vivemos uma vez. Por isso, nossa vida precisa estar nas mãos daquele que é o caminho, a verdade e a vida.

Pª Marli Hoffmann Gaede


Autor(a): Pª Marli Hoffmann Gaede
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 86 / Versículo Inicial: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8124
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br