Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2012

Mensagem da Presidência

27/05/2012

No próximo dia 27 de maio, Pentecostes, será lançada nacionalmente mais uma edição da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2012. Para a ocasião, a Presidência preparou um vídeo, cuja mensagem pode ser lida logo abaixo.

Para conhecer os materiais da Campanha Vai e Vem 2012, acesse a página da Campanha, clicando no ícone (na home do Portal Luteranos, logo abaixo das notícias). Lá, estão disponíveis os materiais impressos e eletrônicos, além das mídias elaboradas especialmente para auxiliar nos objetivos da Campanha: uma IECLB cada vez mais missionária!

Clique aqui e acesse a Campanha Vai e Vem 2012!

Clique aqui e acesse os materiais da Campanha Vai e Vem 2012!

Clique aqui e assista ao vídeo da Campanha Vai e Vem 2012!


 

Mensagem da Presidência para a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2012

 

Prezados irmãos e prezadas irmãs da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Creio que muitos e muitas de vocês já se encontraram em uma situação semelhante a esta que vou relatar.

 Em certa localidade da nossa IECLB, ao olharem para o templo da sua Comunidade, membros e famílias podiam se alegrar pelas muitas vezes que haviam se reunido, ali, como povo de Deus, para celebrar culto. Podiam alegrar-se relembrando dos vários casais que haviam recebido a Bênção Matrimonial, das muitas crianças batizadas, das inúmeras vezes em que a Comunidade havia expressado a gratidão pela colheita e intercedido por seus familiares, tanto em momentos de alegria como de dor!

Eram incontáveis os momentos em que as pessoas ali, naquele templo, ouviram o consolo de Deus diante das cargas pesadas que a vida havia imposto, bem como palavras de estímulo para uma vida condizente com o amor de Deus.

Mesmo sendo uma estrutura material, para estas pessoas o templo era também um lar espiritual, cuja estrutura estava precisando de cuidados para poder continuar sendo espaço de vivência de fé, celebração, riso de gratidão e consolo entre as lágrimas. O templo precisava de reformas, mas o orçamento indicou a necessidade de uma quantia considerada bastante alta para os recursos da Comunidade, então com menos de 80 membros.
O que fazer?

Orientado pelo Pastor local, o Presbitério decidiu visitar todas as famílias. Na primeira rodada de visitas, não foram mencionados valores, somente a necessidade da reforma, buscando ouvir a opinião dos membros.

Nesse meio tempo, a Obra Gustavo Adolfo, a nossa OGA, aprovou uma doação de parte do valor necessário. No culto seguinte, as famílias foram convidadas a dizer com que quantia financeira cada uma poderia contribuir para a restauração do templo da sua Comunidade.

Tudo estava indo muito bem nesses encaminhamentos para a reforma quando... ficou ainda melhor! Um senhor, que não era membro daquela Comunidade nem mesmo da IECLB, foi à casa do Tesoureiro desta Comunidade para levar a sua doação para a reforma do templo.

Com sorriso de alegria e agradecimento, mas surpreso, o Tesoureiro não se conteve e perguntou: “Por que o senhor está contribuindo?”. A resposta veio simples, mas convicta: “Contribuo por gratidão! A minha avó foi membro dessa Comunidade e eu me recordo do grande e significativo apoio que ela recebeu durante o tempo em que o meu avô esteve doente. Aqui, nesta Comunidade e no seu templo, ela orava e cultivava a sua comunhão com Deus e com os seus semelhantes. Ela recebia as forças necessárias para a sua vida de fé. Também sou grato pela influência que a minha avó teve na minha relação com Deus. Sou grato por tudo o que ela me ensinou, pelas orações e pelos ensinamentos cristãos que ela me deu. Contribuir para a reforma desta casa de Deus é uma oportunidade de agradecer pelo que aprendi com a minha avó, que foi membro dessa Comunidade”.

Para além do dinheiro e mesmo da reforma daquele templo, as palavras que acompanharam esta contribuição sinalizam gratidão!

É isso: gratidão!
Movido pelo sentimento de gratidão, o senhor deste relato contribuiu para a reforma do templo de uma Comunidade – que nem era da sua confessionalidade – e, com esta atitude, contribuiu para o cumprimento da missão de Deus. É isso que acontece quando gratidão deixa de ser apenas sentimento e passa a ser motivação para participarmos com os nossos irmãos e as nossas irmãs, concreta e ativamente, nos processos de edificação e preservação de vida comunitária, compartilhando o que de bom experimentamos por obra e graça de Deus.

Gratidão!
Esta Comunidade do relato, que não se acomodou diante das dificuldades, que buscou soluções, planejou, pediu apoio, executou, “abriu as suas portas”, esteve aberta a acolher quem quisesse fazer parte dela - do seu jeito -, que ergueu e cuidou do seu templo, fazendo dele um local de celebração, encontro e união, é uma Comunidade missionária na sua essência, uma Comunidade que atende ao chamado de Deus, uma Comunidade grata, uma Comunidade jovem em sua atitude, uma Comunidade viva para as pessoas!

Gratidão!
Esta palavra também resume o sentimento e a motivação de todas as pessoas que têm se envolvido com a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que já está na sua quinta edição!

Gratidão também está muito presente nos relatos de irmãos e irmãs diretamente apoiados com recursos da Campanha Vai e Vem.

A Vai e Vem 2012 nos lembra que “Comunidade missionária - Igreja viva” são complementares, pois Comunidades missionárias promovem vida na Igreja e uma Igreja viva estimula a missão nas Comunidades, inclusive para além das fronteiras, dos limites, dos muros, por assim dizer, da Comunidade na qual cada pessoa participa.

Missionária é a Comunidade que inicia e assume projetos e ações concretas de missão. Missionária também é a Comunidade que se envolve, que participa, apoiando estas iniciativas e projetos. O resultado? Uma Igreja viva!

Ofertar para o trabalho missionário é uma forma de demonstrar gratidão, é uma maneira de participar no processo de edificação da Igreja viva para a qual fomos chamados e chamadas por Deus. É por gratidão que nós somos convidados e convidadas a participar da Vai e Vem em 2012.

Como IECLB, estamos muito felizes e gratos em podermos testemunhar a nossa fé no Deus que motiva para a sua missão, gratos por sermos testemunho de confissão luterana nesse mundo, gratos por termos, na base desta Igreja viva, Comunidades missionárias.

Por tudo isso, registro aqui a nossa gratidão a todos e a todas que, do seu jeito, se engajam e participam ativamente da Campanha Vai e Vem! Muito obrigado!

Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB 


Autor(a): Presidência da IECLB
Âmbito: IECLB
ID: 14470
COMUNICAÇÃO
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br