Cantar os Salmos?

01/05/2013

   A Igreja, ao elevar a sua voz em louvor ou súplica, o faz de diversas maneiras. Entre as formas mais conhecidas, estão os hinos, os cânticos e os corinhos, que são expressões de momentos, lugares e épocas diferentes e representam um legado que nós podemos utilizar, adotando- o como nosso. Quanta riqueza há em tal repertório! Bem o sabe a Comissão do Hinário da IECLB, que se debruça sobre a tarefa de escolher e pensar em um repertório comum para o povo evangélico-luterano brasileiro!
   Existe uma forma a recuperar, no entanto: os salmos cantados. Para cada domingo, no Lecionário Comum Revisado da IECLB, encontramos a antífona de um Salmo. Muitas vezes, é realizada a leitura responsiva dos Salmos, o que é uma excelente oportunidade para a proclamação conjunta da Palavra de Deus no culto (voz do povo na liturgia). No entanto, a forma cantada, mais antiga e original, dificilmente é usada.
   O que são antífonas? São textos bíblicos para serem cantados de forma responsiva no culto. Uma forma simples de utilizálos: começa-se com a antífona, cantada pela Comunidade. A seguir, a pessoa oficiante lê as estrofes (os versos do Salmo) e toda a Comunidade canta a resposta – a antífona. Assim, a antífona é o versículo que se entoa antes de um Salmo e que depois se repete, alternadamente entre as estrofes, como um refrão ou estribilho.      
   Vai aqui um estímulo para a utilização das antífonas nos cultos. Sugestões, compostas no meio evangélico- luterano, encontram-se no Portal Luteranos.

Dra. Soraya Heinrich Eberle
Coordenadora de Música da IECLB
Secretaria da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB

Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br