Cantares 8.7

Alocução de Bênção Matrimonial

28/11/1994

Para este momento tão bonito, tão importante para vocês dois, buscamos na palavra de Deus uma mensagem. Uma mensagem marcada pela sabedoria e poder de Deus. Para isso, clamamos pela ação do Espírito Santo em nosso meio.

Num livro da Bíblia cheio de poesias de amor, no livro de Cantares, encontramos as palavras:

As águas da torrente jamais poderão apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Quisesse alguém dar tudo o que tem para comprar o amor... seria tratado com desprezo.  (Ct 8.7.)

Nesta palavra bíblica encontramos uma experiência de vida. Uma experiência profunda capaz de definir a força do amor. A maioria aqui presente, e certamente também vocês dois, conhece a força das águas, dos rios, das enchentes. Quanta destruição as torrentes de água podem fazer... Nesta palavra bíblica encontramos o testemunho de que o amor é maior, está acima das forças das águas da torrente.

Essa experiência de vida é uma mensagem profunda. Ela vem de pessoas abençoadas por Deus, que no dia-a-dia descobriram a força do amor. Com o amor venceram muitas dificuldades, muitas tristezas, muitos desafios, muitas desgraças. Experimentaram o poder do amor.

Descobriram que o amor não é uma mercadoria para ser vendida ou comprada com dinheiro ou valores materiais. Compreenderam que o amor vai além das nossas possibilidades de dominação. O amor tem a ver com Deus. O amor não procura seu próprio interesse, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor jamais passará (l Co 13). Nem as águas da torrente podem afogá-lo.

Não há vida sem amor. A nossa própria vida é fruto do amor, de um amor tão forte, maior do que a morte, graças a Deus.

Prezados N. N.! A força do amor está por trás de tudo que está acontecendo neste momento. Somente o amor, com a sua força, é capaz de uni-los num projeto de vida marcado pela promessa de fidelidade para toda a vida. Estamos falando do casamento de vocês! Um projeto de vida que inclui muitos momentos bons, mas também muitos momentos ruins. Não podemos nos iludir. Todos nós somos marcados pela realidade de vida cm que atuam as forças do ódio, da violência, da morte. E vocês, nesta realidade, fazem um projeto a dois. Um projeto de vida com Deus. Diante das testemunhas, da comunidade e de Deus vocês buscam a bênção para esse pacto de fidelidade e de amor.

Vocês estão certos. Vejam, todos estão felizes e aprovam o projeto de vocês. Por este motivo buscamos a bênção de Deus para esse projeto, para a sua vida matrimonial. Acreditamos que também Deus está alegre com a decisão de vocês. Deus, através da sua palavra, anuncia a força do amor.

Todos nós queremos que a vida matrimonial de vocês seja marcada pelo amor verdadeiro, a força da vida, que não se pode comprar, que é mais forte do que as águas da torrente, que vem de Deus.

Queremos que esta mensagem de Cantares 8.7, que fazemos constar na Lembrança de Casamento de vocês, possa chamá-los sempre para a origem do seu projeto de vida a dois — o amor, o amor abençoado por Deus. E desejamos que encontrem em nossa comunidade de fé espaço para repartirem com todos a experiência da vida matrimonial vivida com amor e fidelidade.

Não tenham medo da vida. Tenham coragem de amar. A bênção de Deus estará com vocês todos os dias para torná-los livres e fortes. A bênção de Deus estará com vocês para capacitá-los e vocacioná-los para uma experiência de vida na qual a força do amor se faz presente todos os dias. Amém.


Autor(a): Guilherme Lieven
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Cantares / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 7
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1994 / Volume: 20
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Alocução
ID: 13057
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br