Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 258 – 150521 - João 14.23-27 - A paz vem da sintonia com Deus

Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Zacarias 4.6

21/05/2015

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Neste domingo celebramos com a Festa Anual o 49° Aniversário da Capela de Cristo. E fazemos isto no dia mais adequado para este fim: No domingo de Pentecoste! É a festa do Espírito Santo e desta forma o dia de aniversário de toda igreja de Jesus Cristo.

Mesmo assim trata-se entre os luteranos de uma festa bastante desconhecida e negligenciada. Você sabe dizer o que significa de forma geral, e o que para você pessoal? Provavelmente muito membro antigo da igreja iria começar a gaguejar quando consultado sobre pentecoste. Sabemos talvez que tem algo a ver com o Esírito Santo, mas desta informação não passamos.

É lamentável porque está em Pentecoste o segredo como Deus consegue entrar em nosso coração. O grande todo-poderoso Deus vira ser humano em Jesus Cristo para ficar do nosso lado, e fica menor ainda para, através do Espírito Santos, caber em nosso coração. Para isto Jesus tinha que ir, para dar lugar ao Espírito de Deus consolador que nos abre os olhos sobre a sua presença neste mundo.

Pentecoste nada mais e nada menos é, de ter colocado um óculos novo por Deus, que nos faz perceber o mundo como mundo de Deus e cheio de esperança e chances. Pentecoste é a festa daquele lugar onde nos é anunciado a este Deus e onde o Espírito Santo pode ser encontrado de forma privilegiada na comunhão com os irmãos e irmãs: na Igreja.

Temos as vezes um certo jeito seco e pragmático com a nossa igreja. Coisa de luterano. Mas é bom saber: Se Deus é nosso Pai, a Igreja é nossa mãe. A gente cuida da mãe que amamos...

Venha participar da nossa festa!

Saudações!

P. Guilherme Nordmann


Chamamos antenção pelas matérias novas em nosso espaço www.luteranos.com.br/capeladecristo:

 

- Festa Anual na Capela de Cristo, Domingo de Pentecoste, 24/05/2015

 


 
AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Sábado-Feira
23/05/2015
10:00 h: Mutirão de preparação da Festa Anual

24/05/2015
Domingo de
Pentecoste
Festa Anual

10:30 h: (P. Guilherme) – Culto Festivo com Coral

Em Seguida: Festa Anual:
Almoço, Café com Bolo, Apresentações musicais, Brechó/ Tômbola/ Brincadeiras para crianças/ Bingo

Terça-Feira
26/05/2015
19:30 h: Reunião de Diretoria do Centro Social
Sábado
30/05/2015
9:00 h: Reunião do Presbitério
31/05/2015
Domingo
Trindade
10:30 h: (Célio Silva) – Culto

 

Luz da Semana - Para nossa reflexão

 

Fé Luterana

Para ajudar você, destaco alguns distintivos, entre outros, da fé luterana:

1. Deus se reconcilia com o ser humano por amor. Os luteranos confessam a gratuidade do Evangelho. O ser humano é justificado somente por graça e fé. “A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos.” (2 Coríntios 5.19) A transformação da religião em empresa ou negócio para adquirir favores de Deus ofende o amor de Jesus Cristo.

2. Não dá para substituir a fé pelo êxtase. Quem procura somente o êxtase e a adrenalina, via de regra, quer apenas uma aventura. É claro que a fé toca nas dimensões afetivas do ser humano, mas ela mantém “a cabeça no lugar”. Precisamos, sim, de mais emoções. No entanto, é preciso estar atento ao fato de que paixão religiosa e fé não são exatamente a mesma coisa. A fé tem a sua inteligência. Por isso, os luteranos defendem uma educação pública e/ou privada de qualidade, onde as dimensões da fé tenham seus espaços.

3. A fé luterana é contra a privatização da religião. Ela é assunto por demais importante para ser deixado apenas para o indivíduo. Fé define conduta e de acordo com ela agimos. É assunto, portanto, de comunidade e de sociedade. Ela envolve ética, moral e valores que definem nosso jeito de ser e viver. O luterano fala de religião publicamente e a vive em Comunidade. Ele precisa do outro para chegar a Cristo. “O Espírito Santo transforma massa em Comunidade.” (Gottfried Brakemeier)

4. O luterano fala de autoridade e não de autoritarismo em assuntos de fé. Jesus Cristo é o senhor. Ele tem autoridade entre os cristãos. O poder entre eles, no entanto, deve ser colocado sobre muitos ombros. Tanto os membros leigos como os dos Ministérios com ordenação são responsáveis pela condução da Igreja. O próprio Jesus chamou e enviou discípulos para anunciar a boa notícia da chagada do reino de Deus entre nós.

5. A fé cristã também tem responsabilidade pública. Não foge do seu compromisso social. Quando a vida humana e a ética estão em jogo, a Igreja não pode se excluir de dizer uma palavra profética. Ela não se mete em política partidária, mas se mete nos assuntos da “polis”(grego: cidade), que deve tratar bem todos os seus cidadãos.

6. Os luteranos são ecumênicos. O problema entre os cristãos não é a diversidade, mas os conflitos e desentendimentos que levam ao combate uns dos outros. A comunhão dos santos não suporta guerras. Uma comunidade cristã em constantes desavenças não tem futuro. As brigas entre as Igrejas são um escândalo e um empecilho para a divulgação do Evangelho de nosso senhor Jesus Cristo.

Isso não é tudo. Mas dá para ter uma idéia de alguns princípios dentro dos quais os luteranos agem e pensam. “Como dizem as Escrituras Sagradas: Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. (João 7.38) O amor é, na verdade, a marca de identidade do cristão. Jesus é a fonte de água viva. Ele veio servir e não para ser servido.

P. Luis Henrique Sievers - IECLB


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 23 / Versículo Final: 27
ID: 33377
COMUNICAÇÃO
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br