Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 289 – 160205 - Amós 5.14ª: Buscai o bem e não o mal.

Pela graça de Deus, livres para cuidar - Tema IECLB do ano 2016

05/02/2016

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

A nossa igreja IECLB elegeu para o ano 2016 um tema mascante, simples, porém desafiador: Pela graça de Deus, livres para cuidar. O tema vem acompanhado por um lema bíblico do Profeta Amós mais marcante ainda: Buscai o bem e não o mal.

Em tempos de crise de água, catástrofes da Samarco e epedemia de Zika fica mais evidente ainda, como precisamos de um desafio destes. É bom justamente para nós, luteranos. Temos como marco da nossa tradição a profunda compreensão que não é possível se rperfieto diante de Deus.

Sabemos muito bem como é difícil fazer o bem e evitar o mal. Por causa disso muitas vezes nos acomodamos: Já que não vou acertar 100%, nem vou tentar. Por fim Deus perdoará.

Trata do clássico equívoco sobre a respota correta ao dom gratuito da salvação por Jesus Cristo. O certo seria: Quem foi atingido pelo amor de Deus, irá fazer todo o possível para cuidar deste mundo.

Vamos celebrar juntos este culto com os textos e reflexões deste tema para ver como podemos mudar e fazer algo. Vamos usar elementos litúrgicos a partir do material do tema do ano, e todos estão convidados a compor e atuar na liturgia do culto!

Por isso saudações e até domingo!

P. Guilherme Nordmann


Veja as novas matérias na nossa página: www.luteranos.com.br/capeladecristo:

 
 
 
 
 
 

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Em recesso
Bazar beneficiente da Capela
Roupas e Sapatos usados de baixo custo e boa qualidade - Recebemos doações
30/01/2016
Sábado
9:00 h: Reunião do Presbitério
31/01/2016
4° Domingo
após
Epifania
10:30 h: (P. Guilherme) – Culto com Santa Ceia
 
Texto da prédica: Lucas 4,21-30: A verdade assusta
 
12:oo h: Ensaio do coral
04/02/2016
Quinta
14:40 h: Reunião do grupo de Mulheres
07/02/2016
  Último Domingo
após
Epifania
10:30 h: (P. Guilherme) – Culto com Santa Ceia

Culto de Lançamento do tema do ano 2016 da IECLB: Pela graça de Deus, livres para cuidar
 
12:oo h: Ensaio do coral
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
A ética e a vida


Iniciamos a nossa reflexão com uma pergunta: por que o tema da ética é tão pertinente em nosso dia a dia? Respondemos, ilustrando com dois fatos da vida.

No primeiro, seu Firmino desabafa na roda de amizade: O que está havendo com nossa classe política? Haverá ao menos um deputado que não aceita propina? Com facilidade reajustam seus próprios salários, e justificam isso sem envergonhar-se! Mas, projetos para melhorar o atendimento às pessoas doentes, ficam engavetados. É desvio e mais desvio; mentira e mais mentira. Pô, assim não dá! É quando um amigo de Firmino emenda: Não há mais ética na política! Esse é o problema.

No segundo, Firmino e sua esposa haviam decidido contratar uma doméstica. Suas aposentadorias permitiam pagar um salário mínimo, com carteira assinada. Maria, a doméstica, fora informada por Firmino: No fim do mês deposito o seu salário na sua conta e recolho o seu INSS. Com isso, terei algo mais a fazer como aposentado. Cinco anos se passaram e Maria requereu aposentadoria. Ao encaminhar seu pedido junto ao INSS, Maria ouviu esta informação: Nos últimos três anos a senhora não recolheu o INSS. Perguntado, Firmino respondeu: Maria, eu lamento, mas nós tivemos que fazer cortes aqui em casa. E eu decidi deixar de pagar seu INSS mensal. Maria não conhece o conceito ética. Mas, resignada, ponderou em silêncio: Não foi certo o que Firmino fez comigo.

Pois é, seu Firmino, seu amigo e dona Maria estão certos. A ética é como o pão de cada dia. Ética “tem a ver com o discernimento do mal e do bem, do correto e do incorreto, do que é responsável e apropriado para o comportamento humano em suas relações sociais e pessoais” (Roy H. May. Discernimento moral. Uma introdução à ética cristã. Editora Sinodal, 2008. p. 17). Quer dizer: a preocupação com a ética não é preocupação unicamente com aquilo que é bom para mim, mas com o que é bom para o convívio entre todas as pessoas.

do guia de lançamento do tema anual 2016


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Antigo / Livro: Amós / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 14
ID: 36761
COMUNICAÇÃO
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br