Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 319 – 160909 - Lucas 15,1-10

Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão. Romanos 15,4

09/09/2016

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Existem poucas histórias bíblicas mais conhecidos do que as duas parábolas de Lucas 15,1-10 que é o texto sugerido para prédica neste domingo: As histórias da ovelha e da moeda perdidas. Pode até ser que achamos que não há mais nada de novo a dizer. Parece bom para contar às crianças mas não mais para adultos.

Isto não quer dizer que não damos razão a Jesus, mas já sabemos razoavelmente sobre a falta de humildade para reconhecermos que somos ovelhas que precisam de Deus. Temos uma noção o quanto podemos estar perdidos, e também entendemos que precisamos ir atrás de quem se perdeu e trazê-lo de volta.

Mas resta um desconforto ou seja uma suspeita que algo nós escapou. Quem sabe, isto pode ter a ver justamente com os aspectos onde nós, seres humanos, somos diferentes das ovelhas. As ovelhas são animais que vivem no rebanho.

Uma ovelha que ficou sozinha não tem dúvida que o lugar dela é no grupo. Ela não quer, de jeito nenhum, ficar sozinha. E as ovelhas que ficam aguardando o retorno do Pastor têm toda paciência do mundo e são sempre leais a quem cuida delas.

Trocando as ovelhas por pessoas tudo fica bem mais complexo. Quem está só, pode até estar perdido aos olhos dos outros e até aos olhos de Deus, mas pode ser que nem reconhece isto. Simplesmente não quer ser achado por ninguém. Se as ovelhas que ficam aguardando a volta do Pastor fossem humanas, talvez elas nem o deixariam ir. Poderiam alegar que é um direito serem pastoreados pelo Pastor. Que ele arranje alguém outro para ir atrás da ovelhas desgarrada. Enfim a culpa é dela mesma.

Claro que estou carregando nas tintas mas são estas características que nos distinguem do reino animal. Acontece conosco que de repente ficamos desconectados dos aspectos essenciais da nossa vida. Perdemos o norte e ficamos olhando somente para nós mesmos. É um tipo de desconfiança que nós invade. Esquecemos do bom coração das outras pessoas, e sobretudo do amor de Deus.

Por fim, é para todos nós que Jesus conta estas histórias, para que despertemos para a simplicidade da fé: Que temos um Deus que cuida de nós de todo jeito e que nossa preocupação não precisa ser maior do que a das ovelhas porque ele irá chegar até cada um e cada uma de nós de todo jeito!

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


 Matérias novas em www.luteranos.com.br/capeladecristo:

- Noite Musical com Sopa e Vinho 24/09/2016


AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela Terças e Quintas: 14:30-17:30hs
Domingo
11/09/2016
17o Domingo
após
Pentecostes

19:00 h: (P. Guilherme) Culto

Texto da prédica: Lucas 15,1-10

 Terça-feira
13/09/2016
19:30 h: Reunião da Diretoria do Centro Social
Quinta-feira
15/09/2016
14:30 h: Reunião do Grupo de Mulheres
19:00 h: Curso Básico Bíblico: Jeremias
Domingo
18/09/2016
18o Domingo
após
Pentecostes
10:30 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia
Texto da prédica: 1ª Timóteo 2.1-7
 
12:00 h: Ensaio do Coral
 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
A ovelha perdida lá fora e a moeda perdida aqui dentro
 
Jesus, dirigindo-se aos que o criticavam, conta-lhes as duas parábolas: a da ovelha que se perdeu lá fora no campo e a da moeda que foi perdida dentro de casa. Em suma, Jesus demonstra não haver diferença substancial entre os “pecadores” e os “justos”: ambos estão perdidos. A diferença está em que estão perdidos fora, e outros, dentro de casa. Ambos precisam ser reencontrados.
 
Ao dar atenção a ambos, “pecadores” e “justos”, Jesus nada mais faz do que repetir a atitude do pastor que, por importar-se com a ovelha que se perdeu lá no campo, sai do meio do seu rebanho para procurá-la; da mesma forma que a mulher, que perdera a moeda dentro de casa, aplica-se a encontrá-la.
 
Tanto uns, os “pecadores”, como outros, os “justos”, são alvos do amor de Deus. Uns e outros estão perdidos. Uns e outros precisam ser encontrados. Uns e outros precisam arrepender-se. Uns e outros precisam redescobrir a alegria. Aqueles, voltando, ou sendo trazidos de volta para casa. Estes, sendo reencontrados e redescobrindo seu verdadeiro lugar na casa.
 
Enquanto nos escondermos de Deus, estaremos sempre no lugar errado, seja fora, seja dentro de casa. A questão não é estar fora ou dentro. O que é preciso é nos deixarmos achar, para podermos voltar a estar com Deus.
 
A verdadeira e maior festa no céu é a que acontece quando reunimos nossas amigas e amigos, quebrando todas as barreiras, e repartimos, sem preconceito, a alegria transbordante, que resulta do nosso reencontro com Deus.
 
Luiz Carlos Ramos


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
ID: 39435
COMUNICAÇÃO
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br