Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 325 – 161021 - Jeremias 14,7-10.19-21

O Senhor me livrará de todo mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém! 2ª Timóteo 4,18

21/10/2016

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Você está na sua zona de conforto? Acomodado no sofá, talvez com alguma bebida, lendo este boletim no maior sossego? Então aperte os cintos, fique seguro na sua cadeira porque lá vem tempestade! O texto para este domingo de Jeremias 14,7-10.19-21 traz um ar aflito e muito diferente.

É a oração do meio da aflição sentindo dolorosamente a falta de Deus. É reflexo de pessoas que por muito tempo estavam na sua zona de conforto, achando que nada de ruim poderia lhes acontecer. Eles se sentiam completamente seguros em Jerusalém, a cidade de Deus. Era bem verdade que não davam muita bola para a vontade dele, mas achavam que a aliança antiga como povo de Deus teria de ser o suficiente para se garantir.

Mas o que aconteceu só podia ser explicar admitindo que eles estavam enganados. Chegou o exército da Babilônia e arrasou a cidade e deportou toda elite do povo para Babilônia. Agora lhes caiu a ficha! Eram culpados porque não tinhasm mais levado a sério os mandamentos de Deus e a fé simples e confiante!

Restava-lhes pedir perdão e compaixão a Deus. As suas mãos estavam vazias mesmo. Mas transparece um ar de esperança por dentro da aflição: »Lembra das tuas promessas e não nos desprezes...« (v.21) Mesmo no abandono e desamparo eles sabem que Deus não pode negar a sua natureza. Ele há de perdoar e de recomeçar a sua história com eles!

E nós? Será que nossa zona de conforto tem razão de ser? Ou será que também podemos sofrer de algum engano e apostar nossas fichas e atos e posturas que não subsistem aos olhos de Deus. Uma coisa é certa: O amor dele não nos livra das consequências dos nossos atos, mas lá no fundo do poço será ele que nós aguarda.

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann
 
 
AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela Terças e Quintas: 14:30-17:30hs
Sábado
22/10/2016
9:00 h: Reunião do Presbitério
Domingo
23/10/2016
23o Domingo
após
Pentecostes

19:00 h: (P. Guilherme) Culto

Texto da prédica: Jeremias 14,7-10,19-22

Quinta
27/10/2016
19:00 h: Curso Básico Bíblico: Profetismo pós-exílico
Domingo
30/10/2016
Domingo
Reforma
10:30 h: (P. Guilherme) Culto com Santa Ceia
 
Texto da prédica: Isaías 45,19-25
 
12:00 h: Ensaio do Coral
 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Mensagem da Presidência da IECLB para o Dia da Reforma - 2016
 
Estimadas Comunidades da IECLB! Irmãs e irmãos na comunhão em Cristo!
 
31 de outubro, Dia da Reforma, data oportuna para lembrar e entender melhor o que significa dizer Eu sou evangélico-luterano!, Eu sou evangélica-luterana!

O que significa, em 2016, no contexto brasileiro, assumir-se como membro de uma Igreja originária da Reforma?

O Tema da IECLB neste ano nos ajuda a dar a resposta: Pela graça de Deus, livres para cuidar. Graça: de que graça estamos falando? Livres: de que liberdade estamos falando? Cuidar: como podemos cuidar em nome de Deus?

A grande aflição de Martim Lutero foi: como eu posso merecer o amor de Deus? Lutero clamava: Meu Deus, a Igreja ensina que eu vou merecer o teu amor somente se eu não pecar, mas meu esforço para não pecar é em vão! Se não pratico pecado, meus pensamentos estão tomados pelo pecado.

Nessa aflição, qual foi a descoberta de Lutero?

Estudando a Sagrada Escritura, Lutero descobriu e entendeu o que o apóstolo Paulo tão bem compreendera. Pelo nosso esforço, jamais vamos merecer o amor, o abraço e o perdão de Deus. Deus é que veio até nós em Jesus Cristo: Deus enviou seu Filho [...] para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos e filhas (Gl 4.4-5). Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça (Rm 3.21-24). Pela graça, sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus (Ef 2.8).

Então Lutero conclui com o apóstolo: isso que Deus fez por mim e por ti – por nós – em Cristo, nós acolhemos por meio da fé, e essa aceitação torna-nos pessoas agradecidas e livres: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou” (Gl 5.1).

Lutero redescobriu o inverso do ensino da sua Igreja na época: não são as nossas obras e a nossa aparente vida sem pecado que nos fazem merecer o abraço de Deus. É Deus quem nos abraça, nos perdoa diariamente e nos livra do sentimento de culpa, tornando-nos livres para cuidar de nós, de quem está ao nosso lado, de toda a Criação. Pela graça de Deus, somos pessoas livres para cuidar.

Porque somos livres a partir da graça de Deus, cuidamos. Alguns exemplos desse cuidado:

Lá na nossa Comunidade: a graça de Deus nos capacita e nos movimenta para colocarmos os nossos dons a serviço de Deus. Paulo já disse: podemos coordenar, ensinar, visitar, cantar, administrar, intermediar, contribuir financeiramente, promover formas de carregar as dores em conjunto. Em uma frase: a graça de Deus afirma que a comunhão entre gente é possível!

Como podemos cuidar na nossa sociedade? Navegando pelas Redes Sociais, constato que diálogo e mediação são experiências raras. Vivemos momentos de muito confronto! Vivemos tempos de extrema polarização religiosa e política. Crescem assustadoramente os gestos de intolerância, agressividade e violência. As diferentes manifestações de rua e as Redes Sociais o atestam. Nesse contexto, como evitar o confronto pelo simples confronto? Quem ganha ou lucra em uma sociedade polarizada?

Tenho insistido que, hoje, dialogar é resistir a essa lógica do confronto. Por quê? Porque a democracia no Brasil é frágil! Está ferida! Historicamente, tivemos uma sistemática fragilização das instituições sob as quais a democracia se sustenta e é promovida. Democracia não é só um sistema de Governo, mas, acima de tudo, uma forma de cidadania.

O cuidado para o qual a “graça” de Deus nos chama neste contexto de “desgraça” passa pelo nosso “cair em si”, como o filho pródigo (Lc 15.17), que caiu em desgraça depois de abandonar a casa do pai. Partidos políticos precisam “cair em si”. A classe política precisa “cair em si”. Todos precisam “cair em si” para romper com esta lógica perversa que nos colocou em confronto, dividiu, isolou e fragilizou. Porque somos movidos pela graça de Deus, não podemos perder, enquanto cidadãos e cidadãs protestantes, o horizonte do cuidado com a justiça social. Deus mesmo nos quer ver envolvidos lá na nossa cidade, para que as leis e os recursos promovam vida, defendam os fracos e respeitem a Criação.

Dia da Reforma! A IECLB é fruto do Movimento da Reforma!

Somos evangélicos e evangélicas de confissão luterana neste imenso país, o nosso Brasil! Pela liberdade da fé, do amor e da graça, Deus nos impulsiona para ações de cuidado. Esta é a essência do Evangelho de Jesus Cristo. Pela graça de Deus, livres, sim, livres, mas livres para cuidar!

Que a paz de Deus, que excede o nosso entendimento, guarde as nossas mentes e guie os nossos passos, em Cristo Jesus.

Amém!

Pastor Dr. Nestor P. Friedrich - Pastor Presidente IECLB


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 21
ID: 39980
COMUNICAÇÃO
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br