Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 333 – 161230 - Lucas 2,15-21

Que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3,15

30/12/2016

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

No calendário da Igreja a virada para o ano novo sempre é rodeada pelo de Natal que inicia com a vépera da Natal, dia 24/12, e vai até a Festa da Epifania (popularmente chamada de Dia dos Reis ), dia 06/01/.

Coisa boa esta! Assim somos colocado em contato com o céu e a terra de forma adequada: O céu se abre no canto dos anjos trazendo a mensagem de paz para todas as pessoas. Mas esta mensagem é levada por humildes pastores para uma estrebaria onde o portador de paz está deitado numa manjedoura suja de terra.

Nada é óbvio naquele momento mas Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. (Lucas 2,19) Nada óbvio mas tudo é possível, inclusive o bem!

Assim podemos nos dirigir adequadamente ao ano novo: Agradecer pelo ano que se foi mas não fechar os olhos por todo horror que assistimos ou talvez até passamos em 2016. Olhara para frente em direção o ano de 2017, sabendo que estamos na terra mas o Céu e seu Reino estão próximo!

Isto vale para nossa vida, como vale para nossa comunidade, cidade, país e para o mundo. Em nome do Presbitério da nossa comunidade agradecemos pelo ano que passamos em conjunto, por tudo que trouxe de bom, e nos sentimos firmes e esperançosos sobre o futuro que receberemos da mão de Deus.

Saudações até Domingo em 2017!

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela 17/01/2017 terças e quintas 14:30-17:30h
 Domingo
01/01/2017
Ano Novo

10:30 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)

Texto da prédica: Lucas 2,15-21

Domingo
08/01/2017
1° Domingo
após
Epifania

19:00 h: Culto (P. Roberto)

Texto da Prédica: Isaías 42,1-9

Domingo
15/01/2017
2º Domingo
após
Epifania
10:30 h: Culto (Célio Silva)

Texto da prédica: João 1,29-42
 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Mensagem da Presidência da IECLB para o Natal 2016
 
Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!
Irmãos e irmãs em Cristo!
 
Dezembro é diferente dos outros 11 meses do ano. Faça frio ou calor, em dezembro vive-se um “clima” único! Muitas luzes brilham por toda parte. Até parece que a gente se humaniza, se torna mais gente! A generosidade humana floresce mais neste período. Por que tudo isso? Porque dezembro está carregado pelo clima natalino!
 
Sim, é Natal! Por ser Natal, cabe perguntar: onde está o real sentido do Natal? Onde está aquele presente que justifica os presentes que nós nos damos?
 
Há dois mil anos, uma jovem chamada Maria cantou esta canção: A minha alma engrandece ao Senhor, o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou a humildade da sua serva... porque o Poderoso me fez grandes coisas (Lucas 1, v46ss).
 
Martim Lutero descreve quem foi essa mulher: “Maria era pessoa humilde e sem importância. Maria não era filha importante de gente de Nazaré, mas de uma família simples e pobre. Foi uma jovem comum no meio dos vizinhos, que cuidava dos animais e dos trabalhos domésticos. Não era nada diferente de uma pobre doméstica de hoje, que faz o que é mandada” (Magnificat, p. 15) Assim Lutero define Maria.
 
Por que essa Maria enalteceu o nome de Deus? Porque Maria recebera uma notícia absolutamente extraordinária, segundo Lucas 1.42: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. Maria soube que seria mãe. Seria a mãe de Jesus, o Filho de Deus.
 
No Natal, celebramos o nascimento desse menino, Jesus. Se perguntarmos pelo real sentido do Natal, nós o encontramos naquela canção de Maria. A sua canção continua assim: Ele derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes (v. 52). Sim, o Deus Salvador inverte a lógica da sociedade perversa, também a perversidade instalada na sociedade brasileira! Maria louvou a Deus, que derruba quem é arrogante, quem pensa ser o dono do mundo, quem pisa e humilha. Deus derruba para dizer: assim não pode continuar! É urgente mudar e recomeçar!
 
Ao mesmo tempo em que derruba poder e poderosos que humilham, Deus exalta o que foi humilhado e desprezado para demonstrar o que Ele quer para seus filhos e suas filhas. Deus exalta humildes para nos ensinar a olhar para baixo, para olhar onde a vida está ameaçada. Deus derruba poderosos e exalta humildes porque Ele quer que a dignidade de todas as suas criaturas viva, cresça e floresça.
 
Olhando para o mundo carregado com tanta maldade e atrocidade, pode-se ter a sensação de que o real sentido do Natal seja uma mensagem distante e fantasiosa. De fato, porém, não é assim. A mensagem do verdadeiro Natal é denúncia do que não deve ser e anúncio do que pode ser. Importante é que não percamos o real sentido do Natal.
 
Tenhamos esperança! Falemos dessa esperança! Engajemo-nos a partir dessa esperança! Com Maria e o poeta, cantemos:
O meu Natal seria uma prece, se eu pudesse em alegria todo pranto transformar!
Ele veio salvar, todo pranto enxugar. Tornou-se gente para humanizar!
(J. A. Santana)
 
São os votos da Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil para o Natal 2016.
 
Pastor Nestor Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 21
ID: 40847
COMUNICAÇÃO
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br