Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 344 – 170331 - João 11,1-45

Jesus Cristo diz: O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. Marcos 10,45

31/03/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande!

Marta disse a Jesus: »Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido!« (v.21) O irmão é Lázaro, amigo de Jesus. Assim conta  João 11. Este tipo de pensamento pode não está tão distante de nós. Quem sabe, temos também memórias tristes de algum insucesso ou alguma perda que no fundo colocamos na conta de Deus.

Se eu tivesse mais sorte não teria acontecido! Parece que Deus não quis.... É humano pensar assim, de colocar o azar na conta de Deus. Mas será que isto ajuda?

A história de Jesus e Marta nos ensina um outro jeito de lidar com os fatos tristes. Jesus vai diretamente ao centro da questão, não está nem aí com o tato:

»O seu irmão vai ressuscitar!« disse Jesus. Marta respondeu: »Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!« Então Jesus afirmou: »Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?« »Sim, senhor!« disse ela. »Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.« (v.23-27).

Decisivo não são os altos e baixos, ganhos e perdas no dia a dia, mas a postura central. É a fé de Marta em Jesus que importa. O irmão vai rescussitar, e o mundo está nas mãos de Cristo. O resto é uma questão de tempo onde podemos sentir a dureza da morte invadindo a vida, porém não de forma decisiva.

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


Novidades em www.luteranos.com.br/capeladecristo

- 13ª Noite Musical com Massas e Vinho na Capela de Cristo 25/03/2017

- Agenda Mensal Abril 2017


AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela  terças e quintas 14:30-17:30h
Sábado
01/04/2017
16:00 hs: Encontro de Confirmandos
Domingo
02/04/2017
5º Domingo
da Paixão
10:30 hs: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
Texto da Prédica: João 4,5-42
 
12:00 hs: Ensaio do Coral
Quinta
30/03/2017
14:30 hs: Reunião do grupo de mulheres
19:30 hs: 7° Encontro curso de Fé TRILHA8: Como permanecer Cristão?
Domingo
09/04/2017
Domingo
de Ramos

19:00 hs: Culto (P. Guilherme)

Texto da Prédica: Salmo 118, 1-2.19-29

 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Famílias refugiadas sírias fazem palestra em Campinas, SP

 

Palestra Tempo de paz, tempo de guerra - o exemplo da Síria

“E, quando um estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como o natural, entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus.” (Levíticos 19.33-34)

No domingo dia 26 de março a Comunidade em Campinas (IECLB) ofereceu a palestra “Tempo de paz, tempo de guerra – o exemplo da Síria” ministrada por duas famílias sírias refugiadas que moram em Campinas e que são assistidas pela comunidade.

A Síria é um dos países mais antigos dos quais se tem conhecimento. Em sua fala as famílias apresentaram dados históricos e culturais do país, fotos que retratam o antes e o depois da guerra, narraram das perdas de vidas – familiares e amigos entre eles – e a destruição total de cidades. A Síria é, historicamente, alvo de disputas e guerras. Em média acontece uma guerra a cada 20 anos, dizem.

Refugiados/as: Em meio à destruição provocada pela guerra é preciso viver. Ou sobreviver. Ou migrar. Estas famílias decidiram migrar: decidiram por uma vida sem guerra para os dois casais, um com 3 filhos pequenos e o outro com 2 adolescente/jovem. Venderam tudo o que possuíam e que não foi corroído pela alta inflação e seguiram rumo ao Brasil em busca de refúgio e vida abundante. Campinas, a nova cidade natal, é o lugar da esperança e do sonho.

Sobre as causas da guerra: aqui no Brasil sempre de novo ouvimos no noticiário que a causa da guerra é religiosa. Diferentes grupos religiosos estariam em disputa pelo território e hegemonia religiosa. Na percepção destas famílias este argumento não confere. Dizem que estas correntes religiosas existem há muito tempo e sempre houve convivência pacífica. A real causa seria a disputa das potências políticas e econômicas mundiais. Elas estariam interessadas na posição estratégica do país, em exercer influência política na região, controlar importantes rotas comerciais e ter acesso aos recursos naturais. Exemplificam o que acontece com o jogo de xadrez: dois grandes jogadores (2 potências mundiais – EUA e Rússia) jogam entre si e o povo, qual peão, está no meio do jogo e sofre as consequências.

A comunidade luterana as acolheu. Empenha-se com aulas de português, auxilia na venda de comida árabe – importante fonte de recursos da sobrevida – e na inserção social: a adolescente participa do culto infantil e o jovem do grupo de jovens da comunidade. Entendemos que a fé nos move a acolher as pessoas independentemente da religião professada; a fé nos faz dizer que ninguém é obrigado a viver em ambiente de guerra; a fé que professamos nos faz oportunizar nova vida a quem a deseja. Ao mesmo tempo aprendemos a valorizar nosso país apesar dos problemas que tem – ele é a porta da esperança para muitas pessoas, inclusive nós brasileiros/as.

O grande desejo que manifestam é que a guerra termine, a paz retorne e seja possível retornar. Enquanto isso não acontece, externam profunda gratidão pela acolhida recebida.

P. Marcos Ebeling - Campinas


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 45
ID: 41795
COMUNICAÇÃO
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br