Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 357 – 170705 - Zacarias 9,9-12

A semente que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança. Lucas 8,15

05/07/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande!

» »É tempo de agradecer.« O tema da campanha Vai e Vem da nossa igreja não sai da minha cabeça. Um amigo que não é membro da nossa igreja outro dia falou assim: »Vocês luteranos são realmente a denominação mais autocrítica que já conheci.« Somos muito pé no chão mesmo o que é uma qualidade nos tempo aéreos que estamos vivendo. Mas quem sabe, um pouco mais de gratidão poderia nos dar asas!

Poderíamos pensar menos no que os outros vão pensar. Poderíamos fazer mais o que no fundo do coração queremos fazer. Aos luteranos é preciso dizer que é permitido voar!Para isto tudo é bom ler o texto da prédica deste domingo: »Alegre-se muito, povo de Sião! Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois o seu rei está chegando. Ele vem triunfante e vitorioso; mas é humilde, e está montado num jumento, num jumentinho, filho de jumenta.« (v.9) .

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann


   Novidades em www.luteranos.com.br/capeladecristo:  

- Palavra do Presbitério da Capela de Cristo - Julho 2017 - »A Festa«

- Meditação: Tem alguém que cuida de nos!

- Boletim Informativo da Capela de Cristo - Julho 2017


AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela  terças e quintas 14:30-17:30h - Recesso de 10-19/07
Domingo
09/07/2017
5º Domingo
após
Pentecostes
19:00 h: Culto com Santa Ceia (Culto Leigo)

Texto da prédica: Zacarias 9,9-12
Domingo
16/07/2017
6º Domingo
após
Pentecostes
10:30 hs: Culto com Santa Ceia (Célio Silva)
 
Texto da prédica: Mateus 13,1-8.18-23
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 

Amor extravagante - Graça revolucionária

Como na edição anterior, vamos falar sobre festa e extravagância. Desta vez, lembraremos daquele filho mais moço, que pediu a sua herança ao pai e foi para o mundo esbanjá-la, conforme relata o Evangelho de Lucas 15. Assim, em um país distante, viveu em pecado e desperdício, ao qual juntou-se a fome, que assolava o país.

Caindo em si, resolveu voltar para casa e viver a vida dos trabalhadores, pois julgava ter perdido a condição de filho. Ao se aproximar da casa, foi surpreendido pelo pai, que correu ao seu encontro de braços abertos, e pediu perdão. Para a surpresa de todos, o pai mandou dar-lhe vestes novas e um anel, além de preparar uma festa, mas o irmão mais velho não conseguiu entender a alegria do pai por ter o filho de volta e com saúde.

Uma história recontada por frei Beto atualiza esta passagem bíblica. Um jovem saiu de casa. Longe, levou uma vida difícil e desregrada. Como o jovem bíblico, caiu em si e escreveu uma carta aos seus pais contando tudo o que acontecera, avisando que iria passar de ônibus pela frente da casa e, se visse um pano de prato na goiabeira, desceria. Caso contrário, seguiria a sua viagem solitária. Temeroso, a poucas quadras da casa, avistou a goiabeira e não havia um pano de prato, mas um grande lençol branco.

Afinal, por que receber de volta quem esbanjou e desperdiçou a herança? O pai ou a mãe que assim procedesse não estaria sustentando a irresponsabilidade de filhos e filhas que desperdiçam? Estariam aprovando um mau exemplo? Sim, se não houvesse o pedido de perdão. Nem mesmo tal pedido é condição para acolher quem estava perdido. O amor antecede ao perdão.

De fato, o amor divino não tem lógica e a alegria de Deus é um absurdo: ignora os nossos cálculos e não faz contas. Em outras palavras, não vale nada. Isto é, não há dinheiro que o compre. Não há equivalente para ele em nossa realidade e dele não há vestígio nem no Mercado nem no Estado. Comenta-se que o grande Teólogo protestante Karl Barth, depois de escrever milhares de páginas sobre a fé, deu a seguinte definição de Deus: aquele que ama.

Seguiremos com histórias de Jesus, que nos ensinam a ‘desperdiçar’ com festas a quem julgamos não merecê-las. Deus age assim conosco.

Jornal Evangélico Luterano 2011 


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Antigo / Livro: Zacarias / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 12
ID: 42966
COMUNICAÇÃO
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br