Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Março - 2022

30/03/2022

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB:
O culto na vida comunitária
Março – 2022

Orem em todo tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com
toda perseverança e súplica por todos os santos
(Efésios 6.18).

 

Prezada irmã e prezado irmão!

Nos dois últimos anos, a vida comunitária, e o culto em especial, foram fortemente afetados pela pandemia da Covid-19. A necessidade de evitar encontros presenciais para diminuir a propagação do novo coronavírus fomentou o culto online como forma de continuar celebrando o amor de Deus no mundo. Além de ampliar o alcance do anúncio da Palavra de Deus, os cultos online permitiram manter as Comunidades unidas e os vínculos comunitários. As estatísticas com ano-base 2020 apontaram que, naquele ano, foram mais de 28 mil cultos celebrados em meio eletrônico no âmbito da IECLB. A Presidência agradece a Ministras, Ministros e lideranças que trabalharam incessantemente para que chegássemos a estes números impressionantes.

Consideramos necessário manter os cultos online como forma de presença da Igreja em espaço até então pouco ocupado pela IECLB. Sabemos que os cultos online necessitam de organização, investimentos na qualificação técnica, litúrgica e homilética. Nem todas as Comunidades, Ministras e Ministros, dispõem dos recursos necessários. Neste sentido, será ofertado, a cada domingo, um culto online nacional. Os cultos serão preparados pelos Sínodos, em forma de rodízio, e poderão ser acessados através do Aplicativo IECLB, do Portal Luteranos e outros meios de comunicação. O primeiro culto será disponibilizado no Domingo de Ramos. Certamente é uma extraordinária oferta para pessoas que não conseguem sair de casa por questões de enfermidade, cuidados com a saúde, dificuldade de deslocamento. Este projeto, que tem apoio do CONALIC (Conselho Nacional de Liturgia e Culto) e dos Sínodos, não impede que Comunidades continuem com suas iniciativas de cultos online.

Apesar das diversas possibilidades dos recursos eletrônicos, entendemos que eles têm limitações. A vida comunitária requer aproximação face a face, calor humano, olhares, gestos, trocas de palavras. A vida comunitária precisa sentir a pulsação do corpo que atua e reage em conjunto no culto. Esta vibração sensorial é sentida, de modo especial, no canto e nas orações comunitárias presenciais. Da mesma forma, o culto online não permitiu a experiência da Comunidade reunida para receber o Sacramento da Ceia do Senhor.

Nos alegramos com o retorno às atividades presenciais e motivamos a participação nos cultos presenciais. Compreendemos que o principal foco da vida comunitária continua sendo o culto local e presencial, o estar em comunidade e em comunhão face a face! Ali é um lugar especial de encontro de Deus com a Comunidade, onde o louvor e o clamor individuais se unem a outras vozes e formam uma só voz diante de Deus, que é a fonte e a razão de nossa existência.

Subscrevemos as reflexões do CONALIC, e motivamos todas as pessoas da IECLB a perceber a centralidade do culto na vida comunitária. O culto é essencial para o fortalecimento da fé e da comunhão, e para o engajamento necessário em todos os serviços no âmbito comunitário e nas inserções que acontecem a partir dela.

Vinde abrir-me a Porta Bela, que no templo possa entrar;
pois minha alma tanto anela nele, em júbilo, exultar.
A presença do Senhor é consolo, é resplendor.

(Livro de Canto da IECLB, 24)

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente
 


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 66566
REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br