Celebração do 3º Domingo de Advento

Caderno de Celebrações Natalinas

14/12/2008

3º Domingo de Advento

P. Reinoldo Glück Neumann
Santa Maria - RS

Acolhida: Bom dia a todos e a todas! Nesta manhã queremos saudá-los com a palavra do profeta Isaías que diz: “ Preparai o caminho do Senhor. Eis que o senhor virá com poder.” As quatro semanas que antecedem o Natal são muito especiais para nós. Nestas quatro semanas nós podemos nos preparar para recebermos o menino Jesus, que nos trouxe a salvação. Sejam todos bem-vindos a este culto e que o mesmo provoque em nós o desejo de que algo novo aconteça. Queremos acender mais uma vela na coroa de Advento, a terceira. Enquanto isto acontece cantamos o hino 2.
Hino 2 (HPD1)

Saudação: Realizamos este culto do 3º domingo de Advento em nome de Deus, o nosso Pai que nos ama e que enviou seu único filho para viver entre nós. Em nome de Jesus Cristo, que nasceu pobre e humilde para salvar a todos. E em nome do Espírito Santo, que sempre de novo nos anima e consola. Amém.

Confissão de pecados:

Senhor, com esta celebração de advento queremos que aconteçam mudanças conosco. Queremos receber o menino Jesus assim como ele veio ao mundo. Por isso, ajuda-nos e perdoa-nos quando não conseguimos recebê-lo e vê-lo assim como ele se mostrou a cada um de nós.
Confessamos nossas fraquezas diante dos poderes que querem manter tudo como está. Nos acomodamos e fugimos da realidade.
Ficamos sem saber o que fazer, porque nosso planos alternativos não nos convencem e não nos põe em atividade comprometida.
Falta-nos a alegria dos salvos, a alegria dos que comungam e o entusiasmo dos que confiam no testemunho de sua vida de fé. Amém.

Absolvição:

Kyrie: Elevemos a Deus a nossa suplica pelo mundo e suas Dores, lembrando que há muita gente que passa por dificuldades e não consegue celebrar e se preparar adequadamente para celebrar o Natal de Jesus Cristo.
C.: Tem, Senhor, piedade (3x)
Glória: Deus fez e continua fazendo maravilhas por todos nós. Ele veio ao nosso encontro por meio de Jesus Cristo seu único Filho. Este foi o maior presente que Deus podia ter nos dado. Por isso nos queremos glorificar o Deus que continua se fazendo presente na nossa história. Junto com os anjos e os coros celestiais queremos cantar Glória.....
C.: Glória, glória, glória a Deus nas alutras. Glória, glória. Paz entre nós. Paz entre nós.
Oração do dia: Senhor nós chegamos diante de ti para agradecer pelos teus grandes feitos. Bondoso Deus e Pai, sabemos que tu mostras a tua bondade e teu amor a todas as pessoas que te buscam com temor. Vieste a nós da forma mais simples e humilde. Senhor, inspira-nos para que possamos sair daqui renovados, queremos que a tua palavra transforme o nosso jeito de agir para com o nosso irmão. Isto te pedimos por Jesus Cristo teu Filho amado. Amém.

Leitura biblica: Isaías 61.1-3, 10-11

Aclamação: “lâmpada pros pés e luz no caminho é a tua palavra, Senhor” Aleluia
C.: Aleluia, aleluia, aleuia, aleluia (2x)

Evangelho: João 1.6-8,19-28

Hino:

Reflexão:
Os evangelhos falam das tentações que Jesus recebeu depois de ter sido batizado. Esta passagem do Evangelho de João nos mostra como João Batista foi tentado. João tem tudo para ser um Messias. Ele batizava pessoas, tinha uma grande multidão que confiava nele. Tinha tudo para ser confundido com Elias, ou para ser considerado um profeta. Mas João responde: Eu não sou o Messias, nem Elias e tão pouco profeta.
João é simplesmente aquele que grita no deserto e que prepara caminho para o Senhor passar. Estamos em pleno advento. Época do ano que aguardamos a vinda de Cristo, no Jesus menino, no Jesus da manjedoura, no Jesus pobre e humilde.

Nós não podemos obrigar que este Jesus venha, o que é vontade de muitas pessoas. Também não podemos impedir que este Jesus venha, o que também é vontade de muitas pessoas. Não podemos obrigar ele a vir e nem impedir porque é Deus que decide vir até nós. Ele decide se tornar um ser humano e viver entre nós, é ele que decide nos salvar, não porque merecemos, mas simplesmente porque ele quer. Já que não podemos nem apresar a vinda do Cristo e nem impedir o que nos resta é preparar o caminho. O Advento é este tempo de preparar de caminho. Tempo de vigiar e de se preparar para a vinda de Cristo. No entanto, não só esta época de Advento deveria ser tempo de preparação, toda a nossa vida deveria ser tempo de preparação. A vida cristã é na verdade uma constante preparação.

João Batista preparava o caminho para Cristo, batizando e pregando o arrependimento. Ele coloca-se plenamente a serviço daquele q eu há de vir, Ele não tem pretensões alguma de tirar proveito da situação. Está a serviço de Cristo. Ele simplesmente é testemunha daquele que há de vir. Ele rejeita qualquer status religioso. No mundo religioso, hoje, muitas pessoas se declaram messias, tiram proveito da fé das pessoas, se consideram portadoras do Espírito Santo, sem considerar que o Espírito Santo age onde e quando quiser.

A humildade de João Batista é exemplo de como se pode preparar caminho para Cristo. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz. João veio para que as pessoas pudessem ouvir a mensagem e crer por meio dele. João era apenas porta voz, apenas reflexo da luz, não a própria luz.

Todo líder religioso e toda pessoa que se declara portador verdade absoluta, da própria luz, que se declara portador da salvação está deixando de preparar caminho e ao mesmo tempo está colocando pedras no caminho.

O apostolo Paulo na carta aos Filipenses nos mostra como poderemos preparar caminho para Cristo. Ele diz: Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus. Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal. Que Deus que nos dá a paz, faça que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livre de toda mancha, para o dia em que Jesus Cristo, o nosso Senhor vier. Aquele que os chama fará isto, porque ele é fiel. AMÉM
 

Confissão de fé:

Hino/coleta:

Oração de intercessão: Amado Pai, agradecemos-te, pois enviaste o Messias para este mundo que necessita tanto da tua presença, do teu amor e da tua companhia. Por isso, permanece em cada coração em cada lar, em cada família. Intercedemos-te, que em meio às correrias de fim de ano e véspera do Natal, possamos lembrar do teu grande amor, da tua bondade, do teu perdão. Agradecemos-te porque anunciaste, por meio dos profetas a tua salvação. Mostra-nos a tua verdadeira luz e fazê-nos instrumentos de propagação do teu Evangelho. Pedimos-te pela Igreja, se com ela para que o anúncio da tua graça chegue a todas as pessoas, para que elas possam perceber o verdadeiro sentido do Natal. Coloca-te ao lado das pessoas que estão adoentadas, para que sejam fortalecidas e reencontrem melhoras de saúde. Ampara os necessitados e mostra o caminho da salvação aos aniversariantes. A nós outros acompanha ao retornarmos aos nossos lares, a fim de que tudo o que viermos a fazer seja fruto do teu reino e conduza a ti. Em nome de Jesus Cristo, que contigo e o espírito santo vive e reina para todo o sempre oramos e juntos dizemos
Pai Nosso
Avisos:
Hino:
Bênção

Voltar para Índice Caderno de Celebraçoes Natalinas


Autor(a): Reinoldo Glück Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Centro-Campanha-Sul
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 3º Domingo de Advento
Título da publicação: Caderno de Celebrações Natalinas / Ano: 2008
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 789
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br