Christian David (1691-1751)

Obra e Biografia

29/06/2012

Christian David (1691-1751) HPD nº 92

DAVID, Christian, co-fundador de Herrnhut e pioneiro dos Irmãos Morávios.

Nasceu 21 de dezembro de 1691 em Senftleben, próximo de Neutitschein (Moravia) ,

Batizado 17 de fevereiro de 1692 em Senftleben (registrado em Liebisch) 1

Faleceu 3 de fevereiro de 1751 em Herrnhut (Lausitz Superior), Saxônia.

Christian David era filho de um carpinteiro católico na Moravia. Na sua infância pastoreava ovelhas e vacas. No tempo da juventude trabalhou como tratador de cavalos. Com 20 anos de idade aprendeu o ofício de carpinteiro com um mestre católico de coração evangélico. Este despertou nele as primeiras dúvidas a respeito da doutrina católico-romana. Na procura pela confissão mais certa David visitou até a sinagoga e conversou com judeus. Certo dia descobriu uma Bíblia no sótão da casa do seu mestre. Lendo-a chegou a convicção que a fé evangélica é a melhor. Terminado o tempo de aprendiz de carpinteiro ele foi para a Hungria e trabalhou num convento. Mas quando foi ameaçado de morrer na fogueira por causa de suas idéias heréticas, viajou para Berlim, onde se tornou membro da Igreja Evangélica. Como soldado raso participou da re-conquista de Stralsund, e depois viajou para Breslau (Silésia). Mas por causa de sua confissão evangélica teve que fugir dali.

Dirigiu-se então a cidade de Görlitz (Saxônia). Ali encontrou emprego e, ao mesmo tempo, tranqüilidade de espírito na comunhão de piedosos filhos de Deus. De vez em quando visitou os parentes e amigos na sua terra natal, e aproveitou as viajens para pregar o evangelho. Conheceu ali alguns descendentes dos Irmãos Morávios que estavam dispostos a emigrar. Eles pediram seus conselhos e sua ajuda. Através de Johann Andréas Rothe ele chegou a contactar o Conde Nikolaus Ludwig von Zinzendorf. E este se prontificou a ceder, aos perseguidos por causa da fé, uma área de terras de sua propriedade Berthelsdorf, que dista somente 5 horas de Görlitz. Em 1722 Christian David levou o primeiro grupo de refugiados dos Irmãos Morávios para Saxônia, e tornou-se co-fundador de Herrnhut e, em seguida, colaborador do Conde Ludwig von Zinzendorf, sendo (a partir de 1727) um dos 12 Presbíteros da Comunidade de Herrnhut.

Em 1733 David acompanhou os missionários Matthäus e Christian Stach para Gronlândia e ajudou-os na fundação de Nova Herrnhut. A partir de 1734 ele mesmo trabalhou como missionário em Estônia (Livland), Suíça, Hollanda, Gronlândia e América do Norte.

Em 1735 ele publicou um relato histórico sobre a fundação de Herrnhut e sua Comunidade dos Irmãos Morávios: Beschreibung u. zuverlässige Nachr. v. Herrnhut in der Ober-Lausitz, wie es erbaut worden, u. welcher Gestalt ... Eine recht christl. Gemeine sich daselbst gesammlet u. eingerichtet hat ...

Christian David é autor (em 1741) da letra da primeira e da última estrofes do hino (EG, 18ª ed. Nº 242) Sonne der Gerechtigkeit = HPD nº 92 Sol da graça, luz do amor (traduzido ao português por Lindolfo Weingärtner).

Fonte:

- Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch für Bayern und Thüringen, Munique 1996
- Friedrich W. Bautz David, Christian em BBKL Volume I (1990), Colunas 1234-1236 – www.bautz.de/bbkl

Nota: 1 cf. Documentos no Arquivo Histórico em Herrnhut, sob nº RF.21.A.24.a.1.d.Nr.2.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15538
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br