Christian Lahusen (1886-1975)

Obra e Biografia

29/06/2012

Christian Lahusen (1886-1975) – HPD nº 227 Compositor alemão

Nasceu em 12 de abril de 1886 em Buenos Aires, Argentina,

Faleceu: 18 de Maio de 1975 em Überlingen, Alemanha.

Christian Lahusen é descendente de uma família de comerciantes e empreendedores de Bremen, sendo o primogênito do casal Heinrich Lahusen e Therese ns. Leinau. Seu avô Christian Lahusen tem sido o fundador da firma Nordwolle. Junto com seus irmãos Christian passou a infância no Sítio da família nas proximidades de Buenos Aires, Argentina, onde as crianças foram educadas por um professor particular. Em 1899, com somente 13 anos de idade, foi enviado sozinho para a Alemanha. Inicialmente freqüentou o ginásio em Wernigerode. Quando em 1901 a família tinha mudada para Bremen, Christian continuou os estudos ali. Tendo terminado o ensino fundamental foi em 1905 para Leipzig a fim de estudar música no conservatório e na Universidade. Interrompeu os estudos e fez inúmeras viagens, vivendo como autodidata. Em 1914 tornou-se Repetidor1 na Ópera em Charlottenburg. Durante a Primeira Guerra Mundial teve que servir como aviador.

Em 1917 Christian casou em Berlim com sua primeira esposa Hedwig Ilse. Em 1919, em segundas núpcias casou com Rehel Hermman. Desta união nasceram uma filha e um filho.

Após 1918 Lahusen era maestro e compositor no teatro em Munique. E a partir de 1920 viveu como artista independente, que atendeu os teatros em Munique, Hamburgo e Frankfurt/Meno. Desde 1930 viveu como compositor em Überlingen, próximo do Lago de Constança. Na mesma cidade trabalhou como professor de música na escola do internato do castelo de Salem. Em maio de 1975 foi chamado para a eternidade. Seu corpo foi sepultado na cidade de Constança. Em homenagem a ele uma rua em Überlingen recebeu o nome de Christian Lahusen.

Lahusen criou principalmente música vocal, tanto de cunho folclórico quanto sacro, inspirando-se nos corais do século 16. Também compôs música para peças de teatro (p.ex. para a comédia “Die Freier”, 1923, de Eichendorff.)

Em nosso hinário ele consta como autor do HPD nº 227 “Veja a terra, é de Deus...” (=EG 18ª Ed. nº 437: Meinem Gott gehört die Welt...” de Arno Poetzsch (1900-1956).

Fonte: Wikipedia, der freien Enzyklopädie http://de.wikipedia.org/wiki/Christian_Lahusen

Nota: 1Christian Lahusen


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15742
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br