Colossenses 3.1-11

Caderno de Celebrações 2014/2015 - P. Edson Plaster

01/10/2014

CULTO PARA OUTUBRO 2014
Departamento de Música e Liturgia do Sínodo da Amazônia
Leituras Bíblicas: Eclesiastes 1.12-14; 2.18-23; Lucas 8.26-39; Pregação: Colossenses 3.1-11
P. Edson Plaster –Alta Floresta do Oeste/RO

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
(em pé) “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.” Cl. 3.12. Assim, saudamos a todos neste dia (noite) da reforma. Que todos sejam bem vindos!

(em pé) HINO: 50 ENE - Vem espírito Santo...

(em pé) Martim Lutero assim escreveu: Deus diz: “Eu sou o Senhor teu Deus” (Ex. 20.2). O que significa ter Deus, ou o que é Deus? Deus é aquilo de que a gente deve esperar todo o bem e que nos devemos refugiar em todas as necessidades. Portanto, ter um Deus outra coisa não é senão confiar e crer nele de coração. Apenas confiar e crer do coração faz tanto Deus como o ídolo. Se a fé e a confiança forem verdadeiras, também o seu Deus será verdadeiro.
C: Por isso, nos reunimos para este culto em nome do único e verdadeiro Deus Triuno – Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

(Sentado) 63 – ENE– Em nada ponho a minha fé

(em pé) CONFISSÃO DE PECADOS
Irmãos e irmãs em Cristo, assim diz a Escritura Sagrada: “Por própria razão, mérito ou força não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram” (Rm 3).
Por isso, diante de Deus, precisamos reconhecer nossa fraqueza e fragilidade, nossos erros e pecados, tanto os que temos conhecimento quanto também aqueles que estão escondidos dentro do nosso coração.

CONFISSÃO:
Querido e bondoso Deus, nós temos nos preocupado muito em conseguir ajuntar riquezas. A tua palavra nos ensina a crer em ti em primeiro lugar. Esquecemos que tudo o mais nos será acrescentado. Perdoa-nos porque sempre esquecemos daquilo que nós oramos na oração do Pai Nosso: O pão nosso de cada dia nos dá hoje... queremos sempre mais e mais. Muitas vezes, não nos importamos se machucamos alguém, ou quando enganamos alguém e o pior: ainda pensamos que isso mostra a nossa inteligência que tu mesmo nos deste. Perdoa-nos, Senhor porque agimos hora de um jeito e hora de outro. Somos, muitas vezes, cristãos mistos. Hora agimos como se fossemos de Cristo, hora agimos como se fossemos do diabo. Perdoa-nos, Senhor, pois estamos cansados e sobrecarregados. Amém.

ANÚNCIO DA GRAÇA
Nossa confissão sincera recebe como resposta uma boa notícia. Diz a palavra do Senhor: “Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou”. Hb 4.1. Este descanso é o perdão. Estamos perdoados em nome do Senhor que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Cremos que Deus nos vê e ouve. Neste momento, apresentamos diante dEle as dores do mundo, aquilo que faz sofrer indivíduos, grupos, pessoas, enfim, toda a criação do Senhor.

OREMOS:
Deus da compaixão, diante de Ti trazemos o crescente número de pessoas que sofrem porque há indiferença, frieza e maldade no coração humano. Deus criador, diante de Ti, trazemos as feridas que o ser humano provoca na natureza, como a destruição de matas, a poluição de águas. Trazemos diante de Ti o crescente descuido com a vida, por meio de abusos contra o corpo e o espírito. Diante de Ti também trazemos os corações oprimidos pela dor do luto, pela saudade de pessoas que já nos deixaram, pela luta contra doenças. Porque cremos que nos ouves é que cantamos:

HINO: Tem, Senhor, piedade. Tem, Senhor, piedade...

Gloria in excelsis
Clamamos porque cremos que Deus nos ouve. Deus ouve e caminha conosco. Em cada culto, ele vem na Palavra pregada e também no sacramento. Por causa dessa presença, nossa história está repleta de fatos que são motivo para alegria, gratidão e louvor. Assim como diz o Salmista: “Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente”. Salmo 71.8, vamos glorificar ao Senhor cantando:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas, glória, glória, paz entre nós, paz entre nós!

(Sentado) HINO: 125 – ENE – Deus é Castelo forte e bom

LITURGIA DA PALAVRA
Leituras Bíblicas:
1ª Leitura: Eclesiastes 1.12-14; 2.18-23
Canto: É como a chuva que lava, é como fogo que arrasa, sua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal.

(em pé) 2ª Leitura: Evangelho de Lucas 8.26-39

(Sentado) HINO – 190 ENE – Palavra não foi feita para dividir ninguém

PREGAÇÃO:
(em pé) Colossenses 3.1-11 (leitura do texto) (Sentado)
O Cristão misto
Qual é o principal segredo da venda nas lojas hoje?
Oferecer qualidade? Oferecer quantidade? Preço bom? Vantagens ou privilégios oferecidos?
Quando passamos por uma loja que tem um grande movimento é porque tem alguma coisa especial. Tem... PROMOÇÃO. Vantagem no preço, privilégio no pagamento... ou seja, tem vantagem para nós!!!! Vamos comprar!!!!!!!!
As estatísticas mostram um grande crescimento do número de evangélicos no Brasil, causando a euforia das pessoas. O grande número de cristãos está interessado nos privilégios do cristianismo e não no compromisso que ele propõe. Precisamos pensar hoje na qualidade e não mais tanto na quantidade. Claro, não podemos esquecer os cristãos que tem compromisso.
Paulo mostrou para os cristãos de Colossos que, ressuscitados com Cristo, mortos ao passado, deviam renovar-se à imagem divina. Ressuscitamos com Cristo. As coisas de baixo são trocados pelas do alto. Pode haver maior privilégio de que ter a convicção do Senhor Jesus não apenas ressurgiu dos mortos, mas nos ressuscitou com ele? Ressuscitados com Cristo assumimos o compromisso de buscar as coisas do alto. Esta tem sido a nossa forma de viver? A forma como estamos vivendo mostra que ressuscitamos com Cristo?
A nossa responsabilidade e compromisso vai ainda além. Não só as nossas ações, mas também os nossos pensamentos devem ser diferentes assim como diz Paulo em Fl. 4.8: “Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nestas coisas.
Outro privilégio que traz compromisso é que “MORREMOS PARA O PASSADO”. Assim como diz o texto. Fomos crucificados juntos com Cristo. O mundo não compreende o agir de Deus em nós. Jesus é a razão do nosso viver. Diante desta realidade, devemos afirmar: agora já não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. Qual é o espaço que Jesus ocupa em nosso viver?
Entre os privilégios e compromissos está, ainda, “A VIVÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO”. O v. 4 do texto diz: “Cristo é verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória”. O apóstolo Pedro também diz: “Ele nos chamou das trevas para a maravilhosa luz”. (1 Pe. 2.9). Jesus nos transformou completamente e continua nos transformando. Paulo diz assim em Fp. 3.21: “pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso”. Estamos sendo transformados a todo o tempo. Isso se mostra na nossa maneira de pensar e agir. Como temos vivenciado a nossa transformação?
Propagar só os privilégios e apagar os compromissos, ameaça a qualidade da igreja. Não podemos esquecer que a glória vem pelo sofrimento; a certeza da ressurreição, pela morte; e o trono é conquistado na cruz. É irresponsável falar de privilégios sem compromissos. Ressuscitamos com Cristo, morremos para o passado e vivenciamos a transformação. Ou seja, estamos sendo reformados todos os dias. Alguma coisa que é reformada fica diferente. Assim somos nós chamados para sempre mostrar a reforma que aconteceu na nossa vida.
A palavra de Deus diz que somos conhecidos pelos frutos que produzimos. Vamos pensar um pouco: Quem de vocês tem Carteira de Identidade? A foto que tem na carteira ainda é a mesma? Vocês mudaram bastante? Sim, mudamos muito. O nosso corpo se transforma todos os dias. Assim também muitas atitudes mudam. Os primeiros cristãos eram conhecidos pelos frutos que produziam. Eram conhecidos e chamados de “aqueles que se amam”. As pessoas precisam nos conhecer pelas nossas atitudes.
Um pintor muito famoso foi para outro país apresentar as suas pinturas. Chegando ao país, ele teve que apresentar o passaporte. Porém, a sua foto estava desatualizada. Ele estava mais novo naquela foto. O guarda não o deixou entrar porque desconfiou da foto. Depois de horas de negociação, finalmente o pintor teve uma ideia. Ele pediu um papel e um lápis e disse ao guarda que iria provar que era ele com um desenho. Depois de alguns minutos, o pintor voltou e mostrou o desenho. Quando o guarda viu a obra, acreditou que era ele, de fato, o grande e famoso pintor. Ele foi reconhecido por aquilo que ele fazia.
Que tipo de cristãos nós temos sido? Agimos dentro da igreja de uma forma e fora dela de outra? Temos sido um cristão misto? Usamos a palavra de Deus só a nosso favor? Se agirmos de duas formas, teremos sérios problemas com Deus. Jesus nos deixa claro que quem quer segui-lo, não pode olhar para trás (quem põe a mão no arado...). Ou somos de Cristo ou não somos. Eu quero perguntar a vocês: Vocês são de Cristo? Então respondam: sim.
Sendo de Cristo, somos transformados e renovados. Que possamos viver a reforma que aconteceu em nossa vida. A Reforma precisa ser vivida. Vamos vivê-la. Amém.

HINO – 218 – ENE – Vamos nós trabalhar

(em pé) CONFISSÃO DE FÉ
Uma resposta que podemos dar para mostrar a nossa transformação é confessar. Vamos confessar a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS-CONFISSÃO
(Sentado) Outra forma com a qual podemos provar que fomos transformados e reformados por Cristo é ofertar. Ofertar é uma atitude que mostra o nosso compromisso como irmãos e irmãs na fé. Enquanto cantamos um hino, recolhemos as ofertas.
HINO: 74 – ENE – Obrigado Pai Celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
(em pé) Senhor querido, agradecemos-te muito por nos transformares. Por teres entregado o teu corpo para nos purificar. Tu nos vestiste com uma roupa nova. A roupa de uma nova natureza. Agora não temos mais a natureza da velha pessoa em nós, mas a nova pessoa em ti. A nova pessoa nos compromete a sermos pacientes e bondosos. Isso tudo nos é ensinado pela tua palavra transformadora. Ensina-nos a sermos pacientes e bondosos e a ter compromisso. Ainda existem muitas coisas em nossos corações, porém, estas queremos acrescentar na oração que o nosso Senhor Jesus nos ensinou: Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

(em pé) BÊNÇÃO
O SENHOR te abençoe e te guarde;
O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém
Números 6.24-27

ENVIO
O apóstolo Paulo disse: “E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do senhor e por meio dele agradeçam a Deus o Pai” Cl. 3.17. Vamos, pois, e sirvamos ao Senhor com alegria. Amém.

CANTO FINAL
237 – ENE – Abençoe-vos ó Deus...
 


Autor(a): P. Edson Plaster
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Celebrações - Sínodo da Amazônia / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26478
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br