Colossenses 3.12-17 - Felicitações Matrimoniais

Prédica

17/06/2007


Leitura Bíblica Básica: Colossenses 3.12-17
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 17/06/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Caros casais

Prezados casais. Quando vocês comparecem novamente diante do altar para recordar e celebrar este dia tão importante para a vida de vocês, lembramos das palavras do salmista quando diz no Salmo 126.3: Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós. Por isso, estamos alegres. (Sl 126.3)

Hoje vocês celebram uma das datas mais importantes e significativas da vida de vocês: o dia da sua união matrimonial. Há 01, 03, 05, 40, 50, 23 anos, vocês estavam diante para receber a bênção de Deus para seu matrimônio. Hoje, vocês vêm novamente ao altar para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas, para agradecer a Deus pela vida compartilhada e para pedir que Deus continue junto com vocês ao longo da estrada da vida.

Pois nós temos a certeza de que muito Deus já fez por cada um de vocês, por vocês enquanto casal.
Deu-lhes a vida.
Deu-lhes a salvação por Jesus Cristo.
Deu a vocês a oportunidade de se encontrarem pelos caminhos da vida.
Permitiu que o amor nascesse no coração de ambos.
Deus abençoou vocês e permitiu que vocês vivessem felizes em amor um ao lado do outro.
Deus os amparou nas dificuldades,

E nós podemos comparar a vida matrimonial a um rio que segue seu curso para o mar. O matrimônio é o barco que vai seguindo por este rio. Do início ao fim, o rio é o mesmo, mas o curso que ele segue não é sempre o mesmo. O curso do rio modifica-se, pois o relevo da terra modifica-se:
Há poços de água calma, onde vivem os peixes, onde mal se percebe a correnteza do rio;
Há corredeiras, com pedras;
Há cachoeiras, quedas d'água.

Assim também é no matrimônio. Do início ao fim, vocês serão sempre FULANO E CICLANO. Mas a vida matrimonial não é sempre igual do começo ao fim.

O relevo do matrimonio vai se modificando ao longo da vida.

1. Na vida matrimonial, há cachoeiras, quedas d'água São os momentos mais difíceis da vida. Às vezes, são momento em que o barco do matrimônio quase se espatifa. Nas palavras do salmista, é o vale da sombra da morte, onde a aflição e o sofrimento são grandes.

2. As corredeiras da vida matrimonial são os obstáculos não tão difíceis de enfrentar. Crises matrimoniais, crises financeiras, problemas com filhos...

3. Os poços de água calma podem ser comparados aos momentos em que a vida flui mais tranqüilamente, sem grandes aflições e dificuldades. São os pastos verdejantes e as águas tranqüilas de que fala o salmista. Nos poços de água calma a alegria e a felicidade se destacam. Na vida matrimonial de vocês, podemos dizer que foi o trabalho, o descanso, a convivência no dia-a-dia, o nascimento dos filhos, netos, bisnetos, a vida em família...

Assim como um rio tem cachoeiras, corredeiras e águas calmas, vocês também as tiveram em sua vida.

E vocês, como casais, passaram por tudo juntos, unidos. E é o amor que um sente pelo outro que fez com que vocês permanecessem juntos até hoje, enfrentando as dificuldades, construindo juntos um lar de amor, uma vida feliz.

E este amor, podemos dizer com toda certeza, vem de Deus. Deus é amor, diz 1 João 4.8. E é Deus que nos mostra e ensina o caminho do amor desde que nascemos. Através do batismo, quando ainda somos bebês e nada sabemos da vida e do mundo, Deus já nos mostra de forma clara e visível seu amor. E Deus não nos ensina somente o amor fraternal, mas também nos orienta em relação ao amor entre homem e mulher, dizendo que devemos perdoar, respeitar, ser fiel, amar nosso cônjuge.

Assim certamente aconteceu com vocês. Deus os abençoou quando cada casal veio ao altar para uma vida matrimonial feliz. Deus os acompanhou com sua mão protetora todos os dias, conduzindo-os no caminho do perdão, do respeito, da fidelidade, do amor, dando-lhes forças e coragem nas dificuldades, ajudando-os a construir juntos momentos bons e felizes, ajudando-os a construir uma família, um lar de amor.

Deus, com certeza, estará com vocês, caminhando rumo ao futuro, seja o futuro como for, venha o que vier. Não sabemos se, ao longo do curso do rio da vida, haverá águas calmas, corredeiras ou cachoeiras. O importante é que o barco do casamento mantenha-se sempre firme, com a ajuda de Deus.

Tenham a certeza que tem o salmista quando diz Salmo 34.7: O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem. Com esta fé, com esta confiança em Deus, vocês poderão caminhar rumo ao amanhã sem medo. Com fé e confiança em Deus, vocês podem olhar para o futuro e dizer, como diz o salmista: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Que assim possa ser na vida de vocês .

Amen.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8895
REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br