Comemoração conjunta da Reforma em Lund - Suécia

Papa Francisco, o presidente da FLM Bispo Younan e Secretário-Geral Junge presidirão o evento outubro

25/01/2016

A Federação Luterana Mundial (FLM) e da Igreja Católica Romana celebrarão uma comemoração ecumênica conjunta da Reforma em 31 de outubro de 2016, em Lund, na Suécia.

O Papa Francisco, presidente da FLM Bishop Dr Munib A. Younan, eo secretário-geral, o Rev. Dr. Martin Junge, presidirão a celebração ecumênica em cooperação com a Igreja da Suécia e da Diocese Católica de Estocolmo.

O evento ecumênico terá lugar na cidade de Lund como antecipação dos 500 anos da Reforma em 2017, e destacará o firme progresso ecumênico entre católicos / as e luteranos / as e dons comuns recebidos através do diálogo. O evento incluirá um culto comum, baseado no guia litúrgico luterano-católico ¨Oração Comum¨, publicado recentemente.

¨A FLM se aproxima do aniversário da Reforma num espírito de responsabilidade ecumênica¨, diz seu secretário-geral, o Rev. Dr. Martin Junge. ¨Estou profundamente convencido de que, trabalhando pela reconciliação entre luteranos / as e católicos / as estamos trabalhando pela justiça, paz e reconciliação em um mundo dilacerado por conflitos e violência.¨

Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU), explicou ainda: ¨Ao nos concentrarmos em conjunto sobre a centralidade da questão de Deus e um enfoque cristocêntrico, mulheres e homens luteranos e católicos têm a possibilidade de uma comemoração ecumênica da Reforma, não só de forma pragmática, mas com o profundo sentimento de fé em Cristo crucificado e ressuscitado.¨

¨A Igreja da Suécia receberá com alegria e expectativa a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica para celebrar a comemoração conjunta da Reforma em Lund¨, diz a arcebispa da Igreja da Suécia, Antje Jackelén. ¨Vamos orar juntos com toda a família ecumênica na Suécia para que a comemoração contribua para a unidade dos cristãos em nosso país e no mundo.¨

¨A situação ecumênica em nossa parte do mundo é única e interessante. Espero que este encontro nos ajude a olhar para o futuro, para que possamos ser testemunhas de Jesus Cristo e do seu Evangelho em nosso mundo secularizado¨, diz Anders Arborelius OCD, bispo da Igreja Católica na Suécia.

O acontecimento de Lund é parte do processo de recepção do documento de estudo “Do conflito à comunhão: Comemoração Conjunta Luterana-Católico-Romana da Reforma em 2017”, que foi publicado em 2013 e tem sido amplamente distribuído, desde então às comunidades luteranas e católicas. O documento é a primeira tentativa de ambos os interlocutores de descrever em conjunto em nível internacional a história da Reforma e suas intenções.

No início deste ano, a FLM e o PCPCU enviaram para as igrejas-membro da FLM e para as conferências de bispos católicos uma Oração Comum que prepararam em conjunto. É um guia litúrgico para ajudar as igrejas para comemorar juntas o aniversário da Reforma. Ele é baseado no documento de estudo “Do conflito à comunhão” e apresenta os temas de ação de graças, arrependimento e compromisso com o testemunho comum a fim de expressar os dons da Reforma e pedir desculpas pela divisão que se seguiu às disputas teológicas.

O ano de 2017 também marcará o quinquagésimo aniversário do diálogo luterano-católico internacional, que tem dado frutos ecumênicos notáveis, dos quais o mais importante é a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCDJ). A DCDJ foi assinada pela FLM e a Igreja Católica Romana em 1999, e afirmada pelo Conselho Metodista Mundial em 2006. A declaração anulou disputas de séculos entre católicos/as e luteranos/as sobre as verdades básicas da doutrina da justificação, que estava no centro da Reforma no século XVI.

Federação Luterana Mundial
Arni Svanur Danielsson, Diretor de Comunicações
asd@lutheranworld.org
+41/22 791 6367, + 41 / 78-929 9686

Oficina de Imprensa da Santa Sé
Padre Lombardi F.
lombardi@pressva.va
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br