Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana

Promoção de almoço-palestra com Jorge Gerdau Johannpeter

24/08/2012

Dentro da programação dos festejos dos 500 Anos da *Reforma Luterana, que serão celebrados em 31 de outubro de 2017, acontecerá almoço-palestra com o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e Coordenador da Câmara de Gestão e Planejamento do Governo Federal, Jorge Gerdau Johannpeter, no dia 27 de agosto, às 12h, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS. O evento é dirigido a empresários de todas as áreas e os convites já estão esgotados.

O almoço-palestra integra as atividades programadas pela Comissão dos Festejos dos 500 Anos da Reforma Luterana, formada por integrantes da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) e da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil). Durante o encontro será lançado o *Prêmio Empreendedor Luterano do Ano. O projeto *Praça Jardim de Lutero, que será instalada em Porto Alegre e cujas negociações se encontram bem adiantadas junto à Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores da capital gaúcha, também será lançado durante o almoço-palestra. Os Pastores Presidentes da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, e da IELB, P. Egon Kopereck, serão os anfitriões do evento.

O Ato de Lançamento da Comemoração dos 500 Anos da Reforma Luterana aconteceu dia 18 de outubro de 2011, em solenidade que reuniu autoridades civis e eclesiásticas, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento teve como objetivo marcar o início das festividades que se estenderão até o ano em que se completa o quincentenário. Durante o encontro, foi apresentado um vídeo que mostrou a origem do luteranismo, a sua migração para o Brasil, o momento atual das duas Igrejas e, após, foi lançado o selo comemorativo ao aniversário.

SERVIÇO
Almoço Palestra com Jorge Gerdau Johannpeter
Data:
27 de agosto de 2012
Horário: 12h
Local: Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Informamos aos colegas Jornalistas que as Assessorias de Comunicação da IECLB e da IELB estarão no local do evento às 11h e disponíveis para informações. O palestrante estará acompanhado da sua própria Assessoria de Imprensa. Fotos do evento serão disponibilizadas às 17h e devem ser solicitadas pelo e-mail: daniele@openmarketing.com.br.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

500 Anos da Reforma Luterana
A Reforma Luterana teve origem na cidade de Wittenberg, na Alemanha. O marco do movimento foi 31 de outubro de 1517, quando Martim Lutero publicou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com as quais protestou e sugeriu que se debatessem diversos pontos da doutrina da época, que era também a sua Igreja, e sugeriu mudanças.

A atitude do monge repercutiu muito. Solicitado a se retratar, Lutero não concordou em fazê-lo, a não ser que as suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos, dizia. Lutero foi expulso da sua Igreja. Como uma das consequências, ocorreu a divisão da Igreja, sem ser esta a pretensão do reformador. Constituída a Igreja oriunda da Reforma, ela chegou ao Brasil em 1824, com a imigração alemã.

Para celebrar os 500 anos da Reforma Luterana, a IECLB e a IELB se uniram e criaram um calendário de atividades comemorativas até 31 de outubro de 2017, data em que se completa o quincentenário. Dentre essas atividades, estão a criação da Praça Jardim de Lutero em Porto Alegre e o Prêmio Empreendedor Luterano.

Praça Jardim de Lutero
Em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana, em 2009, a Fundação Luterana Mundial (FLM) deu início ao projeto de implantação do Jardim de Lutero - Luthergarten - em Wittenberg, na Alemanha. A criação do espaço é uma maneira concreta de enfatizar a importância desta comemoração ecumênica. Até 2017, serão plantadas 500 árvores, uma para cada ano da Reforma. No centro dele, haverá uma praça em forma da Rosa de Lutero. Igrejas de todo o mundo foram convidadas a plantar uma árvore com o objetivo de representá-las, simbolizando, assim, a solidariedade e a conciliação entre as Igrejas. A IECLB e a IELB já plantaram as suas árvores nesse jardim.

A exemplo de Wittenberg, Porto Alegre também terá o seu Jardim de Lutero. Para tanto, a comunidade luterana, representada pela Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana, buscou o apoio da sociedade civil e do poder público municipal para encontrar o espaço que receberá o nome Jardim de Lutero.

O processo de aprovação já está tramitando e, assim que aprovado, a empresa ArqSoft Arquitetura e Engenharia Ltda. dará início ao desenvolvimento do projeto arquitetônico da praça. A ideia é de criar um espaço que, além de homenagear os 500 anos da Reforma Luterana, seja ecumênico, no sentido de que todos devem estar sob as verdades que vêm da Palavra de Deus, lembradas pela Reforma, e sirva como um símbolo de união do Cristianismo.

O Jardim deverá abrigar um monumento à Bíblia, além de elementos que representem cada ano da Reforma Luterana, iniciada em 1517. Além disso, o Jardim irá contemplar aspectos importantes relacionados à acessibilidade universal e à sustentabilidade, pois, como cristãos, queremos cuidar do nosso jardim, o mundo que foi criado por Deus e que é a nossa casa.

Para tirar o projeto do papel, a Comissão Luterana dos 500 Anos da Reforma Luterana irá buscar o apoio financeiro junto às empresas que se identificam com o jeito luterano de ser.

Ficou interessado e quer apoiar essa ideia? Entre em contato pelo e-mail jardimdelutero@cepa.org.br, que iremos até você.

Prêmio Empreendedor Luterano

Empreender é um dom de Deus

A história mostra que a Reforma Luterana contribuiu em diferentes aspectos com o desenvolvimento dos povos ocidentais. Na economia, foi responsável pela desmistificação do lucro como símbolo do pecado.

A Reforma de Lutero deu enorme contribuição com o conceito de vocação e desenvolveu-o até chegar ao amor fraternal. A vocação para o trabalho teria e tem como um componente o lucro, que, sendo legítimo e gerando o bem do próximo (daí a ideia de diaconia), é bom e pode ser buscado e incentivado.

Com o intuito de reforçar esses princípios surgidos há quase 500 anos, a Comissão dos 500 Anos da Reforma Luterana criou o prêmio Empreendedor Luterano, que tem o objetivo de destacar, anualmente, uma pessoa que tenha realizado iniciativas respeitáveis e admiráveis, contribuindo, no âmbito luterano ou no meio empresarial, para o bem comum.

Com isso, pretende-se incentivar empresários, líderes e gestores a desenvolverem práticas positivas e apreciáveis em organizações públicas e privadas, independente do seu tamanho e da sua área de atuação.

Ter espírito empreendedor, agir com ética, defender e apoiar a sustentabilidade e investir na responsabilidade social são algumas das características que o empreendedor luterano deve ter.

A primeira edição do prêmio Empreendedor Luterano acontecerá em 2013.
 

COMUNICAÇÃO
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br