Comunicação

Comunicação institucional: estratégias e viabilidade

A imagem do Sínodo Vale do Itajaí vem sendo construída ao longo de oito anos. Nos últimos três anos, a diretoria reforçou o conceito de que a comunicação é uma política institucional, portanto estratégica. Partiu-se da noção de que a Comunicação Institucional na igreja — e, especialmente, nas comunidades — deve ser estruturada como um valor que permite, efetivamente, maior conhecimento sobre as atividades que realiza, seu nível de abrangência e de relevância, e sobre os resultados obtidos, por isso foi elaborado um longo planejamento estratégico com o objetivo de delinear passos importantes. Esse conhecimento, tornado público sob diversas formas, visa a garantir que os membros, mais bem informados, possam exercer um papel fundamental: comunicadores do evangelho e protagonistas das ações que a igreja desenvolve. Supõe, assim, o entendimento de que transparência no trato da informação revela, antes de tudo, uma igreja mais aberta, comunicativa e dinâmica. O pressuposto é que interessa à sociedade o que se passa dentro da instituição, que deve ser compartilhado socialmente, dando sentido à missão e aos valores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Para isso, é necessário o envolvimento de toda a comunidade, o fortalecimento de instrumentos de comunicação de massa que façam a ponte entre os membros, a realidade da igreja e a sociedade em geral.

Definidos esses parâmetros, coube à Assessoria de Comunicação a implementação das ações de comunicação institucional que passaram a ser organizadas e planejadas de forma integrada. O resultado foi o aumento significativo da visibilidade da Igreja na sociedade. O investimento não se deu no vazio, mas a partir da visão consolidada de que a IECLB é uma igreja ancorada na tradição, história e princípios.

Um primeiro exemplo dos resultados obtidos nesses três anos é o avanço conseguido no site do Sínodo. O incremento na produção do conteúdo para melhorar o acesso a informações sobre a igreja e suas comunidades elevou o número de visitas à página. Nos últimos dois anos foram publicadas mais de 300 notícias sobre as atividades dos setores de trabalho, eventos, informações das comunidades, reuniões, conferências e decisões da igreja em nível sinodal, nacional e mundial.

Para divulgação das atividades que acontecem nas comunidades, reflexão religiosa, artigos opinativos, notícias do Sínodo e informações das ações da IECLB, bem como do CLAI, Federação Luterana Mundial e outros organismos ecumênicos, o Sínodo conta com o Jornal O Caminho, uma publicação mensal com tiragem de 26 mil exemplares.

Em 2005, o programa Sínodo em Revista passou por mudanças na configuração técnica, além de mudar o foco de atuação. Hoje, o programa de rádio tem uma característica jornalística e assemelha-se com um jornal semanal eletrônico, do qual os membros têm condições de receberem notícias das comunidades, sínodo e igreja.

Para facilitar o acesso ao acervo de informações produzidas nas e pelas Assessorias de Comunicação e Formação, está sendo planejada a criação de uma espécie de mapa do conhecimento e das fontes de informação existentes no Sínodo Vale do Itajaí. Este material estará sendo disponibilizado on-line. Outra ferramenta planejada é o “Procurando Alguém?”, catálogo de Especialistas e Especialidades do Sínodo Vale do Itajaí, ferramenta de gestão de informação que identifica, em diversos bancos de dados do sínodo, informações sobre os trabalhos desenvolvidos por seus obreiros e lideranças. Ainda que o objetivo original tenha sido criar um guia de fontes para a imprensa, o “Procurando Alguém?” também estará disponível para as paróquias, instituições de ensino, entre outros usuários, em versão on-line.

Para complementar, foi estruturado um banco de dados com o objetivo de cadastrar membros, lideranças e obreiros para receberam informações específicas das áreas de interesse escolhidas. O projeto passou a ser chamado de “Rede de Apoio à Missão” e começou a dar seus primeiros passos a partir dos cursos e seminários realizados pela Assessoria de Formação. A idéia é abranger os setores de trabalho e secretarias das paróquias para juntar forças e construir um grande cadastro de relacionamento. Todo esse trabalho incorpora, de forma especial, a presença de lideranças voluntárias, que passaram a ter na comunicação um campo privilegiado de divulgação das ações da igreja.

O projeto “Valorizando Esforços” tem por finalidade um maior conhecimento por parte do Sínodo, das paróquias que o compõe e uma valorização e suporte aos esforços que vêm sendo feitos localmente, em cada comunidade. Ele será compreendido em três etapas, incluindo visitações, análises e pesquisa. A idéia é implantar nas comunidades uma cultura de comunicação. O trabalho de “tapar buracos” aos poucos será substituído pelo trabalho de suporte, sugestão de novas ações e valorização dos esforços. Com o decorrer do tempo e, estando as comunidades no processo, estas estarão mais a vontade para divulgar suas ações e saberão melhor como gerenciar os recursos e ferramentas que a igreja oferece. A partir daí, se forma um conselho de comunicação ativo, atuante e responsável por pensar uma comunicação mais dinâmica e interativa em âmbito comunitário.

Com essas e outras políticas arrojadas, a sociedade teve aumentado o acesso a diversos instrumentos que lhe permitem, hoje mais do que nunca, olhar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, através do Sínodo Vale do Itajaí, mais intensamente.

 

Assessor de Comunicação: Tobias Mathies
Coordenação CONAC: Bethânia Guenter

E-mail assessoria: tobiasmathies@terra.com.br

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Romanos 15.4
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