Concerto em homenagem aos 500 anos da Reforma

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas homenageia 500 anos da Reforma

25/03/2017

orquestra sinfonica de campinas (2)
orquestra sinfonica de campinas (1)
orquestra sinfonica de campinas (3)
1 | 1
Ampliar

Vou falar 3 nomes e perguntar: o que eles tem em comum?

Georg Philipp Teleman,
Jochann Sebastian Bach, e
Félix Mendelshon Bartholdy
Se você respondeu: “são compositores”. Eu tenho que admitir que você acertou…

Mas e o que mais?

– “Compositores Luteranos!”

Muito bem! Talvez você tenha identificado facilmente Bach e Mendelsohn, e também talvez não tivesse ouvido falar do Telemann… E justo ele que era filho e neto de pastores Luteranos.

Mas… agora você pode me perguntar: o que isso tem a ver com a gente, Igreja Luterana aqui em Campinas. E eu explico:

Desde o ano passado iniciamos uma conversa com o Maestro Victor Hugo Toro, Diretor Artístico e Regente Titular da OSMC – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, para a realização de um concerto celebrando os 500 ANOS DA REFORMA. Este concerto está programado para os dias 27 e 29 de outubro. 

Mas, pela importância da data e até mesmo pelo valor da Reforma para a música, e, porque também não dizer, pela sensibilidade do Maestro VH Toro, e do Diretor da OSMC, Rodrigo Morte, e por iniciativa deles, realizou-se um concerto homenageando os 500 ANOS DA REFORMA, com obras dos compositores acima referidos no último final de semana no TEATRO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO MENDES.

Foi muito bonito.

De Mendelsohn escolheram a “Sinfonia da Reforma”. O quarto movimento tem como pano de fundo a melodia do “Castelo Forte” – o “hino nacional Luterano”.

Foi de arrepiar.

Por deferência dos Diretores da OSMC, a Comunidade de Campinas apresentou um belo texto do P. Marcos Jair Ebeling, sobre a importância e influência da Reforma para a vida da sociedade da época que modificou hábitos e atitudes que perduram até hoje.

Foi muito especial participar deste evento musical e cultural de nossa cidade de Campinas, marcando os “500 ANOS DA REFORMA”.

COMUNICAÇÃO
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br