Consulta busca refletir sobre papel transformador da Reforma por meio da Educação

19/11/2015

Teve início nesta quinta-feira, 19, na Faculdades EST, a consulta internacional que pretende refletir sobre o papel da reforma na atualidade a partir de diferentes contextos. O evento marca um momento importante no calendário de muitas organizações, pois em 2017 acontecem as comemorações de 500 anos da reforma protestante. A consulta internacional é um espaço para que aconteça a reflexão sobre o significado da Reforma na atualidade, por isso, serão realizadas duas consultas internacionais, que reúnem participantes da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa. A primeira, acontece aqui no Brasil, na Faculdades EST, e encerra-se na próxima segunda-feira, 23. No próximo ano, entre os dias 18 e 23 de maio, acontece a segunda consulta na cidade de Halle, na Alemanha.

Mais de uma centena de participantes já circulam pelo campus da instituição, no bairro Morro do Espelho/São Leopoldo. Além de debaterem sobre o tema da Reforma a partir de diferentes contextos sociais, nesta sexta-feira, 20, eles foram a campo. Sete vans saíram da Faculdades EST rumo a diferentes locais da região metropolitana e da capital, onde são desenvolvidos vários projetos sociais. Eles foram visitar os seguintes espaços, através da mediação da Fundação Luterana de Diaconia: Cooperativa de Trabalho Mista Solidária Utopia e Luta (COOPSUL), Centro Diaconal Evangélico Luterano (CEDEL), Associação dos Produtores da rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), Associação do Quilombo dos Alpes Dona Edwirges, Mercado Público de POA, Casa da Economia Solidária, Empreendimento Econômico Solidário (ECOPAPEL), Coletivo Plural Feminino, Cooperativa de Trabalhadores e Justa Trama. “Ao longo do processo de preparação das consultas insistimos muito na relação entre teoria e prática. Por isso, antes de ouvirem as conferências, os e as participantes conhecem a realidade social a partir dos projetos visitados”, diz o Prof. Dr. Rudolf von Sinner, representante da Faculdades EST no comitê organizador dos eventos.

As consultas internacionais são organizadas por Evangelisches Missionswerk in Deutschland (EMW), Faculdades EST, Franckesche Stiftungen Zu Halle, Martin Luther Universität Halle Wittenberg. Em cooperação com World Council of Churches (WCC), The Lutheran World Federation, World Communion of Reformed Churches, Evangelical Church in Germany (EKD).

Fonte: EST e FLD
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br