Johann Schop (1590-1664)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johann Schop (1590-1664) melodias HPD 122=126, 188, 244

Nasceu: Aproximadamente 1590, Niedersachsen (Baixa Saxônia), Alemanha. Faleceu: 1664 ou 1665 ou 1667, Hamburgo, Alemanha.

Johann Schop, Sênior, era compositor alemão e ótimo violinista. O Duque Friedrich Ulrich, em 1614, o aceitou como músico em fase experimental na Hofkapelle (Orquestra da Corte) em Wolfenbüttel. O seu desempenho em tocar alaúde, corneta e trombone e em particular como um violinista excelente levou-o a ser admitido permanentemente em 1615. Não obstante, no mesmo ano ele aceitou uma convocação para unir-se ao florescente estabelecimento musical do Rei Cristiano IV de Dinamarca em Copenhague. Ali ele encontrou o inglês William Brade1 (1560-1630) , um tocador de viola, que tinha estado antes a serviço da cidade de Hamburgo e pode tê-lo conhecido ali (pois nesta época havia conexões íntimas entre os músicos ingleses e alemães).

Em 1619 Schop e Brade deixaram Copenhague para escapar da pestilência. Schop tinha adquirido tão alta reputação que ele obteve logo um cargo como Kapellmeister (diretor de orquestra), embora não pode ser estabelecido onde foi. Em 1621 ele se tornou o violinista municipal principal em Hamburgo. A cidade lhe ofereceu uma renda significativa para a sua participação na música de igreja e nas festividades do conselho da cidade, contudo, lhe permitiu a liberdade para empreender jornadas pela Alemanha e países estrangeiros.

Em 1634 ele viajou para Copenhague com Heinrich Schütz e Heinrich Albert para o casamento do Príncipe herdeiro Christian. Durante as festividades esplêndidas ele ganhou uma competição com o violinista francês Jacques Foucart. Sendo já famoso, o rei dinamarquês tentou várias vêzes de convence-lo a voltar para o estabelecimento musical dele, mas Schop ficou em Hamburgo até a sua morte.

Schop era um músico sólido e versátil em uma tradição alemã notável. Ele mostrou ser um músico de visão, e compositor. Pelo seu contato íntimo com os músicos ingleses altamente realizados e o seu encontro com violinistas italianos, ele se tornou o principal violinista da música alemã. - Ele contribuiu em grande escala ao florescente cultivo de música em Hamburgo na metade do século 17. Os seus concertos sacros ocupam um lugar especial ao lado dos de ►Heinrich Schütz, particularmente no tratamento das melodias litúrgicas.

Como compositor de canções de solo, era ele, junto com►Thomas Selle, o fundador de uma escola de composições de cânticos em Hamburgo. Além de preciosa música instrumental e música sacra vocal Schop criou muitas melodias de corais, entre outras as melodias das poesias Himmlische Lieder de Johann Rist.

São da autoria de Johann Schop as melodias dos hinos

Brich an, du schönes Morgenlicht 1641 (de Johann Rist, 1641) não traduzido.

Herr, mit deinem Schutz begleite (anônimo) EG nº 432 = HPD nº 122 Para a luta nos guarnece =

Herr ,o segne und behüte (de J.Svedberg) EG nº 431 = HPD nº 126 Abençoa, Pai celeste

Uma outra melodia para Hilf, Herr Jesu, lass gelingen 1642 (de Johann Rist 1642) [EG nº 23 = HPD nº 36]

Lasset uns mit Jesu ziehen, 1641 (de S.v.Birken) EG nº 164 = HPD nº 188 A Jesus fiéis sigamos =

Sollt ich meinem Gott nicht singen, 1641 (de Paul Gerhardt 1653) EG nº 251 = HPD nº 244 Cantarei ao Pai amado

Werde munter, mein Gemüte 1642 (de Johann Rist, 1642) EG nº 279 não traduzido.

Muitas destas melodias Johann Sebastian Bach usou nas suas obras vocais: BWV 344, BWV 356, BWV 359, BWV 360, BWV 397, BWV 413.

Fontes:

- S. Hermelink, artigo Schop, Johann nem RGG³, Vol.V, Col.1500, Tübingen, 1961

- www.cyberhymnal.org/

- Dahle, Library of Christian Hymns; Handbook to the Lutheran Hymnal

Nota:

1 William Brade (1560 – 26 February 1630) was an English composer, violinist, and viol player of the late Renaissance and early Baroque eras, mainly active in northern Germany. He was the first Englishman to write a canzona, an Italian form, and probably the first to write a piece for solo violin.


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15335
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br