O Profeta

Comentário e Reflexão

29/06/2012

Hino 323 - O Profeta

Letra: Gilmer Torres Ruiz (Perú, 1974) - Melodia: Grupo SIEMBRA

Gilmer Torres, um cantor católico de Peru, escreveu o texto de ANTES DE FORMARTE TE CONOCÍA (EL PROFETA) em 1974, para a ordenação de um amigo dominicano. Depois de alguns anos, ou seja a partir de 1977, um grupo (ainda sem nome) cantou este hino por ocasião do Dia do Trabalho, numa cerimônia com homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras das comunidades cristãs de San Juan de Lurigancho1. A música Antes que eu te formasse ... fez parte da celebração. No final, os participantes queriam saber a respeito desta música, onde foi feita e em que cassete foi gravada. Então, após este evento, ela foi registrada em cassete pela Editora Paulinas, no ano de 1978, com o nome Antes de formarte te conocía. Logo a cassete deu a volta por toda a América Latina. E onde quer que este hino for cantado, em todo o mundo a música leva o nome de: O PROFETA. E o grupo de cantores, em 1979, foi chamado de SIEMBRA (Semeadura), nome que permanece até hoje2.

Na linguagem comum, profeta é aquele que adivinha o futuro. Este conceito, porém, não é correto, porque quem adivinha é adivinho ou adivinha. No sentido bíblico, principalmente, profeta ou profetiza é, antes de tudo, alguém que tem uma profunda experiência de Deus em sua vida. Movido por essa experiência, acaba mudando o seu modo de ver e de pensar, de sentir ou de julgar, de portar-se e de falar. Não fala em nome próprio, mas anuncia a palavra que Deus lhe põe no coração e na boca, uma palavra por vezes nada fácil de ser anunciada.

Fontes: www.youtube.com/watch?v=NmzYf9yc6so
http://cancionerocatolico.blogspot.com.br/2009/05/el-profeta-gilmer-torres.html
http://www.floscarmeli.com.br/musicasport.html
 

Meditação: Deus nos conhece – de P. Dr. Emilio Voigt, Blumenau/SC
Jeremias 1.5-10

O exame de ultra-som permite acompanhar o desenvolvimento do feto no útero materno. Este exame revela feições do bebê, permite estimar peso e altura e detectar doenças. Se antigamente o sexo da criança era conhecido somente após o seu nascimento, hoje podemos satisfazer a curiosidade alguns meses antes. Através dos olhos da tecnologia, vemos e conhecemos a criança em formação.

Deus não precisa de qualquer equipamento. Ele nos conhece mesmo antes de nos formarmos no ventre materno. E´ isso o que diz a palavra bíblica de Jeremias 1,5: Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jer.1,5)3 . O profeta Jeremia afirma que, além de nos conhecer, Deus nos forma. Ser moldado por Deus confere dignidade especial. E isto não é privilégio de poucas pessoas. Todos nós, seres humanos, somos moldados por Deus. Somos sua criação!
Nos tempos atuais vivemos muito bem informados sobre o mundo e as pessoas. Mas informação não é o mesmo que conhecimento. Você se conhece e se dá a conhecer? Conhece seus filhos, pais, amigos? O conhecimento dos defeitos pode fazer com que nos afastemos de pessoas ou que elas se afastem de nós. Por isso é tão comum esconder fraquezas. Deus nos conhece! Ele conhece nossas fraquezas e limitações. Mas também conhece nossas forças e valoriza nosso potencial. Saber-se conhecido por Deus não deveria causar desconforto e medo.

Deus nos conhece e nos forma para um propósito. O propósito da criação é servir ao Criador. Este servir concretiza-se na vida em amor, na busca por paz e justiça, no agir ético, no serviço ao próximo, no anúncio do evangelho. Como é bom saber que Deus nos conhece e confia a nós esta tarefa. Por isso, podemos nos alegrar e dizer com o salmista: SENHOR, tu me sondas e me conheces (....) Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe (Salmo 139,1e13).

Fonte: Jornal O Caminho de Jan./Fev.2012, pág.1 (www.jornalocaminho.com.br)

Notas

1 O Distrito peruano de San Juan de Lurigancho é um dos quarenta e três distritos que formam a Província de Lima, na zona central do Peru. http://pt.wikipedia.org/wiki/San_Juan_de_Lurigancho_(distrito)

2 La Escuela de Música y Evangelización del Grupo Siembra es un espacio de formación musical y pastoral que tiene como eje principal la formación de las personas dedicadas al servicio musical y evangelizador en sus comunidades cristianas. Desarrolla programas especializados para los coros, animadores y animadoras, equipos de liturgia y para quienes usan la música en su tarea evangelizadora.

3 Lema da IECLB para o ano de 2012


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 323. O profeta
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 10
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 18867
REDE DE RECURSOS
+
Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br