Se o Senhor nao edificar a casa

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Salmo 127

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. (v. 1)




Deixe que o Senhor edifique sua casa e dela cuide. Não se intrometa no trabalho dele. Cabe a ele cuidar dela, e não você. Deixe que ele, que é o senhor da casa e a administra cuide dela. Se as necessidades de uma casa são muitas, não se preocupe; Deus é maior do que a sua casa. Aquele que enche céus e terra, certamente será capaz de encher sua casa, ainda mais porque ele já começou a fazê-lo e dá ao salmista oportunidade de louvá-lo por isso.
Agora, isso não significa que Deus proíba que você trabalhe. Trabalhar você deve e, de fato, precisa. Mas não atribua o alimento e a casa mobiliada a seu trabalho, e sim, à graça e bênção de Deus única e exclusivamente. Porque, no momento em que isso é atribuído ao trabalho do próprio homem, a cobiça e a preocupação se farão sentir, seguidas da idéia de que muito trabalho resultará em muitas posses. Assim, dá-se a estranha contradição de que alguns que trabalham sem parar, mal têm o suficiente para comer, enquanto outros que trabalham descansadamente, são abençoados com toda sorte de coisas boas. Isso significa que a honra será dada a Deus, pois é ele, e somente ele, quem faz as coisas crescer. Pois mesmo que você cultivasse a terra por cem anos e fizesse todo trabalho do mundo, ainda assim seria incapaz de fazer com que ela produzisse um só colmo de grama. Mas, enquanto você dorme, sem seu trabalho, Deus faz da semente uma planta e muitos grãos nela, segundo sua vontade.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Cristão no Mundo
Compreendo mais que todos os meus mestres Salmo 119.97-104
O cristão no mundo Lucas 16.1-12
Profissão ordenada por Deus Efésios 6.5-9
Se o Senhor não edificar a casa Salmo 127
Nosso trabalho é máscara de Deus Isaias 26.7-15
Ministérios e Classes Romanos 12.3-8
Vida sacrificada Gênesis 3.14-19
O matrimônio Hebreus 13.1-6

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 127
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22333
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br