O bom sabaritano

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Lucas 10.25-37

Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele”. (v. 13)




Aprenda bem o que significa amar a Deus. Este samaritano ama a Deus. Não que tivesse dado alguma coisa a Deus, mas porque ajuda àquele pobre homem da melhor maneira possível. Porque Deus diz assim: Se você quer ma amar e servir, ame e sirva a seu próximo, que tem necessidade disso; eu não preciso de nada. – Por isso, esse samaritano, aqui, com seu dinheiro, animal, óleo e vinho, está servindo ao próprio Senhor Deus que está nos céus. Não que nosso Senhor pessoalmente precisasse disso, ou que ele o esteja fazendo a nosso Senhor diretamente. Não. O samaritano ajuda a seu próximo. Mas trata-se de algo feito a Deus e é serviço a Deus, uma vez que Deus ordenou e mandou que assim fosse.
Por isso, trate de aprender e a viver segundo o exemplo desse samaritano que dá acolhida àquele homem necessitado, ajuda-lhe e cuida dele assim como gostaria de ser tratado e cuidado pelos outros em circunstâncias semelhantes. Por tal motivo é elogiado, pois ama a Deus e a seu próximo. Repito que você precisa aprender isso para colocá-lo em prática. Pois esse é o fruto que se espera daqueles que têm a palavra de Deus. E quem não produz esse fruto, é cristão falso, a exemplo do sacerdote e levita de nossa história, que são santos de pau, sim, santos diabólicos. Pois quem passa longe de seu próximo necessitado também passa longe de Deus.
Assim sendo, esse evangelho ensina-nos uma bela, apropriada e necessária lição de como devemos viver, caso desejarmos esta entre aqueles que realmente são amados por Deus, a saber, que amemos o nosso próximo necessitado e lhe façamos todo o bem. Deus levará isso em conta como se fosse feito diretamente a ele.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Boas Obras
O nosso Deus é Deus libertador Salmo 68.19-35
Boas obras Lucas 10.25.37
O bom samaritano Lucas 10.25-37
Deus nos encontra no próximo Mateus 25.41-46
Dar esmola Mateus 6.1-4
Sem recompensa Mateus 10.5-15
Amar o inimigo Mateus 5.43-48
Para o bem do próximo Romanos 15.1-6

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 25 / Versículo Final: 37
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22513
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br