Gratidão

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Lucas 17.11-19

Então Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?” (v. 17)




Esse é, realmente, um exemplo chocante. Os dez têm uma fé exemplar e são curados. Todavia, nove tornam a perdê-la e deixam de agradecer ao Senhor pelo benefício recebido.
Um tal exemplo deve ser-nos útil no sentido de aprendermos a ser gratos, guardando-nos desse detestável vício que é a ingratidão. Pois Deus nosso Senhor deseja – com toda razão – que lhe demos a honra de agradecer por todos os seus benefícios. Na verdade, deveríamos fazer isso como gosto e boa vontade, pois trata-se de algo que não exige muito esforço e trabalho. Pois quanto custa voltar-se a Deus para dizer: “Senhor, tu me deste pés, mãos, olhos, isso e mais aquilo, tudo perfeito; agradeço-te do fundo do coração por tudo isso, pois são dádivas que recebi de ti”.
Por outro lado, quanto lhe custa agradecer a seu pai ou sua mãe, a seu esposo ou sua esposa, a seu próximo quando lhe fazem um favor? Não é tão custoso assim, e deveria ser feito apensa para que se possa verificar que você se agradou do que lhe fizeram.
É o que faz o samaritano em nossa história: volta para junto do Senhor e lhe agradece. Isso não lhe custou nada, a não ser algumas poucas palavras. E o Senhor se agrada tanto assim que fica até admirado.
As pessoas gostam de ouvir uma palavra de agradecimento, e isso lhes faz muito bem. O agradecimento também motiva as pessoas a ajudarem mais ainda numa próxima vez.
Os gentios diziam que a ingratidão é o pior vício. Logo, não havia pior ofensa do que chamar alguém de ingrato. Contudo, notamos que esse vício é bastante comum e que, na maioria dos casos, pouco se agradece àqueles que merecem toda nossa gratidão. Temos o caso de pai e mãe que se dedicam a seus filhos com seus corpos, vidas, honra e bens. Mas que é que os filhos lhes dão em troca? Na verdade, um filho agradecido é coisa rara. Isso é obra do demônio.
Por isso, se vocês quiserem ser cristãos piedosos, aprendam a ser gratos, primeiramente a Deus, nosso gracioso Pai celeste, que nos dá corpo e vida e os sustenta; além disso, também nos dá tudo que se relaciona com a vida eterna. Sejam também gratos a seus pais, amigos, vizinhos e todos aqueles que fazem o bem para vocês, e retribuam-lhes o bem que fizeram. Assim que, se não for possível retribuir com obras, demonstrem sua alegria e gratidão por meio de palavras.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Fruto
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti Salmo 84
Fruto Gálatas 5.16-24
A árvore boa e a árvore má Mateus 7.15-20
Perfeitos no amor Mateus 5.43-48
O fruto do espírito Gálatas 5.16-26
Longanimidade e benignidade Gálatas 5.16-26
Ingratidão Salmo 116.1-14
Gratidão Lucas 17.11-19

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22526
REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br