Provem os espíritos

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 João 4.1-6

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm seguido pelo mundo afora”. (v. 1)



O Espírito de Deus chama-se Espírito da Verdade em contraposição a todas as mentiras e espíritos enganadores. Pois o mundo está sempre cheio de espíritos. É como a gente diz: onde Deus constrói uma igreja, logo o diabo coloca uma capela ao lado, ou seja: onde a palavra de Deus é pregada em sua pureza, ali o diabo introduz seitas, facções e muitos espíritos enganadores, que também atribuem a si mesmos a glória e o nome de Cristo e de sua Igreja. Mas, no fundo, tudo é falso, mentiroso e incerto. “Eu, porém”, diz Cristo, “quero dar-lhes o Espírito que vai trazer-lhe segurança e certeza da verdade, para que não mais tenham dúvidas em relação a esse ou aquele artigo que trata de sua felicidade eterna, mas tenham certeza disso, e possam ser juízes, julgando todas as outras formas de doutrina”.
Assim, ele fará de vocês não apenas soldados e vencedores, mas, também, porá o barrete em suas cabeças e lhes dará o título de doutores e mestres, pessoas que estão em condições de determinar o que é doutrina correta e o que é doutrina falsa na cristandade. O diabo não será tão vivo, e sectário algum será esperto que chega para falsificar a doutrina ou afastá-los do caminho certo.
Assim sendo, desde o princípio até hoje, a cristandade esteve sujeita a tantos espíritos enganadores que chegam até a ser incontáveis, que existiram desde o princípio e ainda podem vir a se manifestar. Mas, apesar disso, a Igreja vem sendo vitoriosa, e conserva em sua pureza o batismo, a santa ceia, o evangelho, Cristo, os Dez Mandamentos e a oração; julga e afasta do seu meio toda forma de doutrina falsa e tudo que se opõe à igreja, mesmo que o diabo se transforme em anjo da luz e se apresente mais bonito e glorioso do que o próprio Deus.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Doutrina e Conhecimento
Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Salmo 104
Ressurreição 1 Coríntios 1.4-9
Nosso testemunho na fraqueza 1 Coríntios 1.26-29
Onde está a palavra ali está a Igreja Lucas 11.24-28
O pregador é porta-voz de Deus Lucas 10.13-16
Provem os espíritos 1 João 4.1-6
Guardar firme a confissão Hebreus 10.19-25
No poder de Cristo João 14.7-15

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22564
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br