A palavra transformadora

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Mateus 4.1-11

Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. (v. 4)



Assim, pois, devemos estar certos de que a alma pode abrir mão de tudo, menos da palavra de Deus. Nada pode lhe ajudar, a não ser a palavra de Deus. E quando ela tem a palavra, não precisa de mais nada, pois na palavra encontra suficiente alimento, alegria, paz, luz, conhecimento, justiça, verdade, sabedoria, liberdade, e todos os bens em grande abundância.
Que palavra é essa que concede tão sublime graça e como devo usá-la? Resposta: não é outra coisa do que a palavra de Cristo, conforme está contida no evangelho. Essa pregação deve ser feita e é feita para que você ouça o seu Deus falar, dizendo que, diante dele, toda a sua vida e todas as suas obras de nada valem e que você e tudo o que há em você deveria ser destruído para sempre. E, se você realmente crê na grandeza de sua culpa, desesperará de si mesmo e confessará que as palavras de Oséias (13.9) são verdadeiras: “A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro”. Mas, para que você possa libertar-se de si mesmo, isto é, de sua própria ruína, Deus lhe apresenta seu amado Filho Jesus Cristo; e, através, de sua viva e consoladora palavra anuncia que você deve entregar-se a Cristo e confiar nele com fé inabalável. Assim, por causa dessa fé, todos os seus pecados lhe são perdoados, você será salvo de sua ruína, e será justo, verdadeiro, piedoso, repleto de paz, terá cumprido todos os mandamentos, e será livre de tudo.
Por isso, a única obra e exercício de todos os cristãos deveria ser este: imprimir em sua íntimo a Cristo e sua palavra, exercitar e fortalecer essa fé constantemente. Pois nenhuma outra obra pode transformar alguém em cristão. Por isso, a verdadeira fé em Cristo é riqueza incalculável, pois traz consigo toda a redenção, e afasta toda a condenação.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Consumação da Igreja
Ouve, Senhor, a minha oração Salmo 39
A consumação da Igreja Filipenses 1.3-11
A palavra transformadora Mateus 4.1-11
A Glória da Igreja permanece oculta Isaías 45.15-18
Sob o sinal da vitória Salmo 110
Maravilhoso é Cristo Isaías 9.1-7
Firme até o fim Salmo 27.1-6
Libertação da luta e do sofrimento Salmo 111

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22597
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br