A Glória da igreja permanece oculta

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Isaías 45.15-18

Verdadeiramente, tu és um Deus que se esconde, ó Deus de Israel, ó Salvador”. (v. 15)




O profeta Isaías tem razão. Pois Deus esconde sua onipotência, força, sabedoria e poder, e se apresenta como se fosse absolutamente fraco, não soubesse, não entendesse nada, nem quisesse agir. De momento permite que nossos adversários façam o que bem entendem com sua palavra, seus sacramentos e seus cristãos. Podemos chamar, gritar, mas ele fica calado, como se estivesse escrevendo um poema ou tivesse outra coisa a fazer, ou, então, estivesse no campo, ou dormindo, enfim, impossibilitado de ouvir. Mas vem a hora em que manifestará sua grandeza, onipotência e poder.
Entrementes, os cristãos que foram batizados em seu nome, precisam manter a calma, agüentar a humilhação e ter paciência. Porque no reino da fé ele quer ser pequeno; mas no reino da contemplação será diferente: ele será grande. Então deixará claro que viu a miséria do seu povo, ouviu seu clamor, esteve inclinado a ajudá-los e tinha poder suficiente para fazê-lo. Agora, ele esconde a sua boa vontade, seu poder e sua força; mas quando ele se manifestar, revelará sua vontade, força e poder. De momento, ele pode muito bem ajudar e salvar, pois tem poder suficiente para fazê-lo. Também não lhe falta vontade. Mas tudo isso está escondido na palavra, de sorte que não o podemos ver , mas temos de aceitá-lo pela fé. No dia de sua vinda, porém, ele abrirá a cortina e se manifestará como um Deus grandioso e fará coisas grandiosas, de sorte que se dirá: Este é o Senhor e Salvador!
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Consumação da Igreja
Ouve, Senhor, a minha oração Salmo 39
A consumação da Igreja Filipenses 1.3-11
A palavra transformadora Mateus 4.1-11
A Glória da Igreja permanece oculta Isaías 45.15-18
Sob o sinal da vitória Salmo 110
Maravilhoso é Cristo Isaías 9.1-7
Firme até o fim Salmo 27.1-6
Libertação da luta e do sofrimento Salmo 111

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 45 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22598
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br