A semente simboliza a ressurreição

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: 1 Coríntios 15.42-49

Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção”. (v. 42)



Observe o que faz o agricultor: espalha e enterra a semente no solo, dando a impressão de que tudo está perdido. Mas ele não fica preocupado, pensando que tudo foi em vão. Sim, até se esquece do lugar onde colocou o grão. Não se preocupa com o que lhe acontece, se é comido pelos vermes ou se se desfaz de outra maneira. Ao contrário, volta para casa, certo de que na primavera brotarão belos caules que vão produzir muito mais espigas e grãos do que foram semeados. Agora, se você lhe perguntasse a esse respeito, ele responderia: “Meu caro, de saída, eu sabia que não estava semeando à toa. Não faço isso para que a semente se perca, mas para que, decompondo-se na terra, ganhe uma forma diferente e produza muito fruto. Assim pensa todo mundo que vê ou que faz isso”.
E, se, com respeito às coisas desse mundo, temos que proceder assim, muito mais devemos aprendê-lo em relação à ressurreição (o que é muito mais difícil de assimilar e compreender). Pois temos a palavra de Deus bem como a experiência de que Cristo ressuscitou dos mortos. E não devemos nos orientar pelo que nossos olhos vêem, ou seja, que nosso corpo é sepultado, queimado, ou que se transforma em pó de uma ou de outra maneira. Devemos, antes, deixar que Deus se preocupe e o transforme naquilo que deve vir a ser. Pois, se pudéssemos ver isso imediatamente, não precisaríamos a fé, e Deus não teria oportunidade de demonstrar que sua sabedoria e poder são maiores do que os nossos. Por isso, eis aí a capacidade e sabedoria dos cristãos: em meio a prantos e gemidos, podemos ter pensamentos de consolo e alegria em relação à vida, ou seja, que Deus permite que sejamos enterrados e apodreçamos no inverno, para que, no verão, surjamos mais resplandecentes que o sol. Isso faz como que a sepultura não seja sepultura, mas um belo jardim onde plantam belos cravos e rosas que devem crescer e florir no verão.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: A Ressurreição dos Mortos
Então a nossa boca se encheu de riso Salmo 126
A ressurreição dos mortos 1 Tessalonicenses 4.13-18
As almas dormem na palavra de Deus João 5.24-29
A ressurreição decorre da criação 1 Coríntios 15.35-41
O novo corpo 1 Coríntios 15.42-49
Seguir a Cristo na ressurreição Efésios 2.4-10
A semente simboliza a ressurreição 1 Coríntios 15.42-49
Cantar esta canção por causa de Cristo 1 Coríntios 15.50-57

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 42 / Versículo Final: 49
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22625
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br