Minha alma engrandece ao senhor

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Lucas 1.46-55

Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”. (v. 48)




Deus caracteriza-se por olhar para aquilo que é pequeno e simples. Por isso traduzi a palavra “humildade” com insignificância ou jeito simples, assim que o significado das palavras de Maria é este: Deus olhou para mim, moça pobre, desprezada, simples, quando bem poderia ter encontrado uma rica, distinta, nobre, poderosa rainha, filha de príncipe ou grande senhor. Poderia muito bem ter escolhido a filha de Anás ou Caifás, que eram os chefes da nação. Mas ele voltou seus olhos tão bondosos para mim e se valeu de uma serva tão simples e desprezada, para que ninguém se glorie na presença de Deus, dizendo que mereceu ou merece tudo isso. Também eu devo confessar que isso é pura graça e bondade de Deus, e de forma nenhuma mérito ou dignidade minha. Quanto mais mérito e dignidade se atribui a ela, tanto mais se desmerece a graça divina e diminui a verdade do cântico de Maria.
Por conseguinte, quem quer honrá-la devidamente, não deve olhar apenas para ela, e sim, colocá-la diante de Deus e muito abaixo de Deus, despojando-a da cabeça aos pés e contemplando sua insignificância, como ela mesma diz. E, depois disso, maravilhado com a grande graça de Deus, que rica e graciosamente atenta para uma mulher tão simples e insignificante, envolve-a com a sua sombra e a torna bendita. Assim, você será movido a amar e a louvar a Deus por essa graça e, dessa forma, estimulado a esperar todo o bem da parte desse Deus que tão graciosamente atenta para as pessoas simples, desprezadas, insignificantes, e não as despreza. Assim, seu coração será fortalecido na fé, no amor e na esperança de Deus. Maria não quer que você se dirija a ela, e sim, a Deus.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: Aos Pobres é Anunciado o Evangelho
Escutarei o que Deus, o Senhor, disser Salmo 85
Aos pobres é anunciado o evangelho Mateus 11.2-6
Esse reino também é nosso Lucas 1.24-38
Toda a escritura testifica de Cristo 1 João 1.1-4
Ele contemplou na humildade de sua serva 1 João 1.1-4
Um coração que ama a humildade Salmo 138
Um escandaloso rei crucificado Mateus 11.2-6
Minha alma engrandece ao Senhor Lucas 1.46-55

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 46 / Versículo Final: 55
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22697
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br