A Deus toda a glória

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: Deuteronômio 32.1-7

Proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus!” (v. 3)




Isto é, quero cantar uma pequena canção que desejo começar num tom agudo, e ninguém no mundo será capaz de começar num tom mais alto, nem cantar melhor. Meu melhor hino e doutrina será o primeiro mandamento de Deus, a saber, que a gente deve dar a honra ao único Deus verdadeiro, temer e amá-lo de coração, confiar nele e edificar nossas vidas tão-somente sobre ele.
Meu hino diz assim: A Deus seja dada a glória! Isto é, somente ao Deus único, verdadeiro, vivo pertence a honra e o louvor no céu e na terra. Somente ele é Deus acima de todos os deuses, Senhor dos senhores, que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que nele existe; que tem em suas mãos todos os reinos do mundo, erigindo e derrubando-os conforme a sua vontade; que dá a todos os homens o fôlego da vida; que molda o íntimo e guia, segundo seu agrado, os corações, sentidos e pensamentos de todos os reis e demais pessoas no mundo; que é o único doador de todos os dons temporais e espirituais, sem os quais ninguém pode ter ou conservar, por instante sequer, corpo, vida sabedoria, força, saúde, poder, riqueza ou qualquer outro bem.
Reconhecer e saber que isso, de fato, é assim; dar a Deus toda a honra; esperar dele todos os dons temporais e espirituais, toda a ajuda e consolo; confiar nele de todo o coração em momentos de ventura e infortúnio; refugiar-se nele em meio às tentações; buscar e invocar somente a ele em todas as necessidades e tribulações – esse é o mais sublime e agradável culto a Deus.
Mas, apenas uma pequena minoria, os fiéis e piedosos deste mundo, dão essa glória a Deus. De coração confiam em Deus e esperam nele, reconhecem que dele vêm todos os vens, e que não poderiam resistir ao diabo se Deus não os defendesse e os guardasse.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Verbo se fez Carne
Morrer em paz Lucas 2.20-32
O verbo se fez carne João 1.1-5,14
Não tenham medo Lucas 2.8-12
O coração e o menino Isaías 9.1-7
Deus atenta para os humildes Lucas 1.46-55
Simeão Lucas 2.25-32
Toda a minha graça Mateus 3.13-17
A Deus toda glória Deuteronômio 32.1-7

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 32 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 22717
REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br