Reunião da Presidência da IECLB com Pastores Sinodais - IV

Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementaridades - Gestão Administrativa

17/09/2011

1 | 1
Ampliar

A meditação do quarto dia do encontro da Presidência da IECLB com os Pastores Sinodais, que acontece de 13 a 17 de setembro, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, foi conduzida pelo Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, que escolheu Gênesis 11 como palavra bíblica da sua prédica, além dos hinos 413, 459 e 478. Hoje e amanhã, o encontro da Presidência inclui os Presidentes Sinodais, reforçando a proposta de caminhar juntos e juntas para cuidar bem do bem da IECLB. “Quero ressaltar a minha alegria por esta primeira reunião conjunta da Presidência da Igreja com os Pastores e os Presidentes Sinodais, pessoas estas que formam a Direção da IECLB, escolhidos pelas nossas Comunidades para cuidar da missão de Deus, que é a missão da IECLB”, afirmou o Pastor Presidente. A fala do Pastor Presidente, ao citar a história da Torre de babel, alertou que, embora todos trabalhassem em torno do mesmo objetivo, falassem a mesma língua e se entendessem, não agiam conforme a vontade de Deus, ou seja, trabalhavam pela própria missão e não pela missão de Deus. “O quanto conseguimos exercitar a unidade para que ela não seja apenas um discurso?”, perguntou o P. Nestor, reafirmando que a causa da IECLB é uma e todos nós estamos a serviço desta causa, que é a missão que Deus nos confiou.

Abrindo a reunião, o Pastor Presidente apresentou o estudo Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementaridades - Gestão Administrativa. “A organização da IECLB prevê um suporte considerável para a missão. Na linha de frente, geralmente, está a Comunidade, com o apoio administrativo da Paróquia. Na linha intermediária, está o Sínodo e, no suporte nacional, estão as instâncias nacionais. Há uma relação estreita entre as Assembleias Sinodais e o Concílio, assim como entre os Conselhos Sinodais e o Conselho da Igreja. Essas inter-relações são decisivas para o funcionamento harmônico da organização, por uma missão mais efetiva”, explicou aos Pastores e Presidentes Sinodais.

A apresentação seguiu explanando sobre toda a hierarquia pela qual passam as decisões da Igreja, inclusive os critérios adotados, como descentralização, distinção entre gestão administrativa e gestão ministerial, corresponsabilidade e análise conjuntural da função. “Quando falamos de instâncias, os lugares onde mais claramente se pode ver a atuação conjunta das gestões ministerial e administrativa são a Assembleia da Comunidade/Conselho Paroquial, a Assembleia Sinodal e o Concílio. Nessas instâncias são escolhidos os gestores tanto ministeriais como administrativos e são essas instâncias que se definem as grandes linhas da ação missionária em suas áreas de abrangência. A representação é a base do poder na IECLB. É ela que escolhe os gestores em todos os níveis e define a forma de a IECLB se manifestar em cada um dos níveis”, esclareceu o Pastor Presidente.

Ao final da apresentação, o P. Nestor alertou que a análise não estava esgotada e este era apenas o convite para rediscutir os princípios ministeriais e administrativos que une a todos em torno da missão. “Mais claros esses princípios, faremos com mais segurança as nossas alterações constitucionais e regimentais e teremos maior clareza na determinação de critérios, em níveis nacional, sinodal e local. Nesse processo de construção conjunta, encontraremos bases mais sustentáveis para a ação missionária em todas as frentes, promovendo a diversidade de expressões dentro de uma organização eclesiástica que estabelece a sua unidade a partir do mandato de Deus e da expressão da sua confessionalidade”, finalizou o Pastor Presidente, abrindo para o debate.

O destaque do dia foi o descerramento da placa de identificação da árvore Jardim de Lutero, no jardim da Casa Matriz de Diaconisas. O momento iniciou com o hino 213 (Senhor, tu tens sido, o nosso refúgio de geração em geração) e contou com a presença da Diretora da Casa Matriz de Dia¬conisas, Irmã Gisela Beulke, além dos Presidentes e Pastores Sinodais da IECLB.

“Podemos dizer que anunciar o Evangelho é contar e recontar a história de Deus com seu povo. Não se trata de contar e recontar o que foi, o que passou, o que era. Trata-se de contar e recontar o que foi, o que é e, mais que isso, o que será. Anunciar o Evangelho é contar e recontar que Deus foi entre nós, que ele está entre nós, que ele é presença viva, que ele atua ali onde o seu povo está e estará”, disse a Pastora 2ª Vice-Presidente da IECLB, Pa. Silvia Genz.

“É nesse sentido que queremos entender este ato. Em vista do Jubileu dos 500 anos da Reforma, foi criado o Jardim de Lutero, em Wittenberg, na Alemanha. Nesse jardim, o ex-Pastor Presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, plantou uma árvore que representa a IECLB. Para marcar esse Jubileu em todo o mundo e para que possamos contar e recontar a história do povo de Deus pela ótica luterana, foram e ainda serão criadas “filiais” do Jardim de Lutero, inclusive nos Sínodos da IECLB, disse o Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, P. Carlos Möller.

“Aqui, na Casa Matriz de Diaconisas, local de muitos encontros das lideranças da IECLB, decidiu-se plantar esta árvore, uma “filial” do Jardim de Lutero. Ela foi plantada em 9 de julho do ano passado. Neste momento, descerramos a placa que identifica essa árvore, símbolo do Jardim de Lutero, sinal visível do nosso compromisso enquanto Igreja luterana. Sirva ela de memória do que Deus foi, é e será entre nós e através de nós. Seja ela sempre de novo motivação para falarmos “a respeito da salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinados”, conforme nos lembra um dos textos das Senhas de hoje (1 Pedro 1.10)”, disse o Presidente do Conselho da Igreja, Otávio Schüler.

Na sequência, o Pastor Presidente da IECLB e a 1ª Vice-Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Edeltraud Nering, descerraram e leram os dizeres da placa.

O momento celebrativo foi encerrado com o hino 291 e, como intercessão, um hino de Martim Lutero como compromisso enquanto integrantes luteranos e luteranas da missão de Deus: A paz nos queiras conceder, Senhor, em nossa vida. Ninguém nos pode socorrer, nem pode dar guarida, só tu, Senhor, Deus clemente.

Veja também:
Dia 13/9 - Gestão ministerial e administrativa - fronteiras e complementaridades
Dia 14/9 - Planejamento e definição das metas para a ação missionária da IECLB
Dia 15/9 - Comunidade jovem – Igreja viva
Dia 16/9 - Árvore do Jardim de Lutero
Dia 17/9 - Novo Portal Luteranos


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
ID: 2789
COMUNICAÇÃO
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br