Reunião da Presidência da IECLB com Pastores Sinodais - V

Novo Portal Luteranos

17/09/2011

1 | 1
Ampliar

Três palavras foram enfatizadas pelo P. Dr. Romeu Martini, Assessor Teológico da Presidência, no último dia do encontro da Presidência da IECLB com os Pastores Sinodais (nos dias 16 e 17 envolvendo também os Presidentes Sinodais), que acontece de 13 a 17 de setembro, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS: demover (da indiferença), comover (misericórdia) e mover (para a ação). Com base nas senhas diárias previstas para o dia 17 - 1Samuel 12.20-21 (Servi ao Senhor de todo o vosso coração. Não vos desvieis; pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar) e Romanos 12.11 (No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor), além dos hinos 338, 336 e 393 - o P. Romeu chamou para orar e agir: vamos “diaconar”!

Com a agenda mais enxuta, o foco dos trabalhos neste dia foi a apresentação conceitual do novo Portal Luteranos, ainda em fase de construção, mas com lançamento previsto para 31 de outubro, Dia da Reforma.

A apresentação foi dividida em três partes. O Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, abordou mais amplamente a temática comunicação, relatando o início do Portal Luteranos, o seu lançamento, no Concílio de 2006, o crescimento, as adequações realizadas e, diante das necessidades técnicas, a decisão de atualizar esta ferramenta de comunicação, que nos pede “uma atitude propositiva, agregadora, um verdadeiro espírito de colaboração entre Comunidades, Paróquias, Sínodos e instâncias nacionais para que possamos mostrar a nossa Igreja, a nossa identidade, a nossa unidade, a nossa confessionalidade”.

Na segunda parte, o P. Dr. Rolf Schünemann, Coordenador Teológico do Portal Luteranos, destacou “O novo Portal Luteranos está se consolidando. Estamos terminando a primeira fase, que significa a construção do programa dentro de parâmetros que promovem a unidade e dão espaço para a diversidade de expressões da fé e da ação missionária”.

O P. Rolf explicou que as linhas mestras de elaboração do novo Portal são: 1. Foco (a missão de Deus para a qual a IECLB é chamada), 2. Princípios da construção (a IECLB somos todos nós, unidade na diversidade de expressões da fé, comunicação como responsabilidade de todos, condições igualitárias, espaço de integração e interação e autogestão facilitada e cogestão responsável), 3. Universo visado (público geral, membros em geral, lideranças leigas, lideranças ministeriais, organizações integradas na estrutura, como Comunidades, Paróquias, Uniões Paroquiais, Sínodos, instâncias nacionais e organizações identificadas confessionalmente), 4. Enfoques (valores, confessionalidade luterana, desdobramentos da confessionalidade na vida, diversidade de frentes, áreas, como formação, Ministério, ação comunitária, além de ecumene, gestão, história) e 5. Recursos (agenda integrada, endereços, conteúdos relacionados e associados, busca e conteúdo em diversas mídias).

Por fim, Cerise Pahl, Assessora do Pastor Presidente, membro da equipe que desenvolveu e acompanhou a implantação dos parâmetros que regem o novo Portal, demonstrou aos presentes a navegação no novo Portal Luteranos bem como as diversas possibilidades da Igreja valorizar a sua confessionalidade, os seus valores, a sua fé e os seus membros. “O novo Portal Luteranos ainda não está pronto. Na verdade, ele nunca vai estar pronto, pois é construído a cada dia e esta é uma construção conjunta em que todos estão convidados a fazer parte, escrevendo e enriquecendo esta história”, ressaltou a Assessora do Pastor Presidente.

Veja também:
Dia 13/9 - Gestão ministerial e administrativa - fronteiras e complementaridades
Dia 14/9 - Planejamento e definição das metas para a ação missionária da IECLB
Dia 15/9 - Comunidade jovem – Igreja viva
Dia 16/9 - Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementaridades - Gestão Administrativa
Dia 16/9 - Árvore do Jardim de Lutero


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
ID: 2790
COMUNICAÇÃO
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br