Convencer o mundo da justiça

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: João 16.5-11

“Quando vier o Consolador, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:... da justiça porque vou para o Pai, e não me vereis mais”. (vv. 8,10)



Para poderem subsistir perante Deus e serem declarados justos, receber poder dos pecados e vida eterna, os cristãos não deveriam conhecer outra justiça senão esta ida de Cristo para o Pai. Por ela nada mais é do que o seguinte: Ele tomou nosso pecado sobre suas costas e por causa dele deixou-se matar na cruz, foi sepultado e desceu ao inferno; mas não se deixou prender pelo pecado, a morte e o inferno, pois ressuscitou e subiu aos céus, onde, agora, à direita de Deus, reina poderosamente sobre todas as criaturas.
É bem verdade que esta justiça é escondida e oculta, não somente para o mundo e o pensamento humano, mas, também, para os próprios santos. Pois não se trata de pensamento, palavra ou obra em nós mesmos, mas está muito longe e acima de nós: É a ida de Cristo ao Pai. Ela foi posta fora do alcance de nossos sentidos e compreensão, de sorte que não pode ser vista ou sentida; só pode ser recebida por meio da fé na palavra que anuncia que o próprio Cristo é a nossa justiça, para que nos gloriemos diante de Deus, não em nós mesmos, mas unicamente neste Senhor.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Canto da Igreja
Quem me conduzirá à cidade fortificada? Salmo 108
O Canto da Alegria João 16.5-15
Convencer o mundo da justiça João 16.5-11
Convencer o mundo do juízo João 16.8-15
O Cântico novo Salmo 98
O Salmo da congregação 2 Samuel 23.1-7
Os Salmos Colossenses 3.12-17
A música Salmo 33.1-12

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20440
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br