Convencer o mundo do juízo

Meditação de Martim Lutero

01/01/1983

Leia em sua Bíblia: João 16.8-15

“Quando vier o Consolador, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:... do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”. (vv. 8,11)



Este julgamento procede da autoridade e do poder do Senhor Jesus Cristo, assentado à direita do Pai. A sentença de que o príncipe deste mundo e tudo que lhe pertence já está condenado e não pode fazer nada contra Cristo é anunciada publicamente através da pregação da palavra de Deus. O diabo não tem escolha: Tem que deixar Cristo ser Senhor, e vai ficar para sempre sob os pés de Cristo, permitindo que este lhe esmague a cabeça.
O mundo faz de conta que nada aconteceu. Despreza a sentença proferida contra o diabo e todos os seus membros, fazendo dela motivo de zombaria porque não a pode ver. Cristo, por sua vez, não incomoda e, tranqüilamente, permite que o desprezam. Todavia, não sem mostrar ao diabo e ao mundo que ele é o Senhor, aquele que pode neutralizar o furor e o bramido do diabo e derrubar os seus inimigos, até que todos estejam sob o seu domínio. Mas ninguém crê nisso, a não ser os cristãos, que aceitam a palavra de seu Senhor como verdadeira, reconhecem seu poder e domínio, e se consolam em seu Senhor e Rei. Os demais não terão outra recompensa além da que procuram junto a seu senhor, o diabo: Serão jogados no mais profundo abismo do inferno, em trevas eternas, e perecerão por causa de sua luta contra os cristãos.
 

Veja também:

Assunto Passagem Bíblica
Tema: O Canto da Igreja
Quem me conduzirá à cidade fortificada? Salmo 108
O Canto da Alegria João 16.5-15
Convencer o mundo da justiça João 16.5-11
Convencer o mundo do juízo João 16.8-15
O Cântico novo Salmo 98
O Salmo da congregação 2 Samuel 23.1-7
Os Salmos Colossenses 3.12-17
A música Salmo 33.1-12

Voltando ao Castelo Forte - 1983


Autor(a): Martim Lutero
Âmbito: IECLB
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Castelo Forte / Editora: Concordia Ltda/Editora Sinodal / Ano: 1983 / Volume: 1
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 20441
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br