Corações em fé unidos

Comentário e Reflexão

26/03/2014

HPD 94 – Corações em fé unidos

Letra: Nikolaus Ludwig von Zinzendorf, 1731

Melodia: O du Liebe meiner Liebe, Irmãos Morávios, 1735

Textos bíblicos: João 13.34; João 15.1-5; Efésios 4.15-16

Em 1723 o Conde Nicolaus Ludwig von Zinzendorf (nascido em Dresden, Alemanha, 1700; falecido em Herrnhut, Alemanha, 1760) então com 23 anos de idade, escreveu um poema extenso, Die letzten Reden unsers Herrn und Heilandes.... (Os últimos ensinamentos de nosso Senhor e Salvador...), de 320 estrofes baseadas nos ensinamentos de Jesus encontrados em João cap.14 até cap.17. Mais tarde um hino, começando com Herz und Herz vereint zusammen (Corações, em fé unidos), foi tirado deste trabalho e publicado em vários hinários Morávios com a melodia do hino “O du Liebe meiner Liebe” (Ó Jesus, Senhor amado, HPD nº 56) -

No “Herrnhuter Gesangbuch” este hino contava com 8 estrofes. O próprio Zinzendorf fez uma revisão e ampliou-o para 10 estrofes, quando dedicou o hino ao governante da Saxônia. Mais tarde, considerando antiquada a linguagem usada por Zinzendorf, o hinou passou por mais duas revisões (1778 por Christian Gregor e 1837 por Albert Knapp). Hoje em dia, na maioria dos hinários, conta com 7 estrofes, dos quais cinco foram traduzidas ao português.

Este hino ganhou grande importância no assentamento Herrnhut, onde foi muitas vezes usado depois de sanar um conflito interno. Um dos preceitos teológicos de Zinzendorf foi “Não há cristianismo sem comunhão”. E´ deste preceito que fala o texto, ressaltando a comunhão dos santos.

1ª estrofe: Os discípulos de Jesus necessitam de união por serem membros de um só corpo, cuja cabeça é Cristo. Onde há união, há paz e luz.

2ª estrofe: A união dos cristãos precisa ser renovada sempre de novo. Quando os elos do amor se tornarem fracos devemos suplicar com fé ardente que Jesus a fortaleça.

3ª estrofe: O melhor exemplo para verdadeiro amor foi dado por Cristo. Seu amor foi tão forte que ele enfrentou a própria morte (I. João 3.16).

A 4ª e 5ª estrofes são dois exemplos de orações para nosso uso diário, pedindo por disposição para servir e dar testemunho no mundo (João 13,34).

Fonte: http://www.hymnary.org/hymn/PsH/513
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 94. Corações em fé unidos
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 27488
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br