Cremos em Deus

Comentário e Reflexão

29/06/2012

Hino 355 - Cremos em Deus

Tanto o texto, quanto a melodia do canto litúrgico “Cremos em Deus” são da autoria de Anders Lindow, um pastor luterano da Igreja da Suécia, que de 1996 até 2000 esteve no Brasil, pastoreando as duas comunidades escandinavas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Infelizmente no hinário da IECLB, sob n° HPD355, foi publicado somente a primeira estrofe do hino, a qual versa sobre Deus o Criador. Omitiram-se as duas estrofes sobre Deus o Filho e o Espírito Santo. É um hino trinitário, por isso essas duas estrofes não deveriam faltar.

Este canto faz parte da Missa Urbana, é o Credo deste missa, com música e ritmos do Brasil e textos temáticos sobre a vida na cidade. A missa foi preparada para o Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade, realizado em Rio de Janeiro, no ano de 1999, por iniciativa dos pastores Anders Lindow e Cláudio Kupka, e colaboração de Lusmarina Campos García, e com o apoio do Conselho Mundial de Igrejas, FLM, Igreja Sueca e outras. Participaram cerca de 80 pessoas de 19 países do mundo. A missa era uma mostra ou modelo sobre como trabalhar o tema da urbanidade. Depois, a missa tem sido celebrada muitas vezes, tanto no Brasil, quanto na Suécia.

Fonte: Informações do próprio autor, via e-mail, em abril de 2011.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 355. Cremos em Deus
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19190
REDE DE RECURSOS
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br