Cristo está vivo

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 315 – Cristo está vivo

O autor da letra deste lindo hino de Páscoa é o professor Bernard Kyamanywa (*1938) que atualmente serve como pastor na Igreja Evangélico-Luterana de Tansânia. Ele escreveu este hino em 1966, enquanto estudava no Seminário Luterano da Tansânia . E´ digno de nota a forma simples e clara com que ele fala da ressurreição de Jesus, enfatizando a vitória para nós por Cristo, nosso Rei. E observe-se que o refrão é puro evangelho.

O texto original, na língua Kisuaheli , se encontra no Hinário Evangélico editado para Baviera e Turíngia, 1995² (sob nº 116):
Mfurahini, Haleluya, / Mkombozi amefufuca.
Amefufuka, Haleluya, Misifuni sasa yu hai.
Tumwimbie sote kwa furaha.
Yesu ametoka kaburini.
Kashinda kifo, Haleluya,
Haleluya, Yesu yu hai.

Em 1969 Ulrich S. Leupold fez uma tradução para o alemão: Er ist erstanden. Halleluja! (EG nº 116, com 5 estrofes) - Em 1977 Howard S. Olson (*1922), que era professor no Seminário Teológico, traduziu o hino para o inglês: Christ hás arisen, Alleluia! (Também tem 5 estrofes, © 1968 Lutheran Theological College, Makumira, Tanzânia). – Ainda não foi possível descobrir o autor da tradução ao português.

A melodia de Haya é de domínio público na Tansânia. Ela é singela, mas impressionante, e realmente expressa bem o espírito alegre da Páscoa.
Como cantar:
Adicionando instrumentos rítmicos, tais como pandeiro, tambor de mão e um triângulo no refrão e versos selecionados traria a melodia para a vida. Convém manter os padrões simples. Lembre-se que os instrumentos devem complementar a melodia, e não dominar. O órgão com um estilo autônomo de tocar certamente pode ser usado para acompanhar o hino. Seja qual for o instru-mento que acompanha a canção, é fundamental que se mantenha a natureza rítmica da música.
Hinos com refrões funcionam muito bem com crianças. Mesmo as crianças mais novas podem aprender este refrão, e através do texto podem aprender a mensagem do evangelho de Páscoa.


Ouça a melodia em: http://www.youtube.com/watch?v=l7UBY_nvHX4
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 315. Cristo está vivo
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 18563
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br