Cristo venceu a morte!

09/04/2012

Conhecemos muito bem os caminhos da morte, de vez em quando ela entra na nossa vida sem esperar: um amigo recebe o diagnóstico de “câncer” e morre logo depois, deixando esposa e filhos, um colega de classe do meu filho morre num acidente de carro junto com a mãe e a empregada deixando o pai e a irmã. Uma colega falece de repente e o esposo e as filhas ainda lutam para superar a dor. Um ano atrás, na escola Tasso da Silveira em Realengo – Rio de Janeiro, um ex-aluno entra fazendo de conta que vai dar uma palestra, saca a arma e atira nas criancas deixando tudo mundo apavorado, e as crianças até hoje não conseguem esquecer o que aconteceu naquela manhã na escola deles. Uma enchente invade o Vale de Cuiabá perto de Petrópolis, acaba com quase todas as casas no fundo do vale e mata centenas de pessoas. A morte invade a nossa realidade de vez em quando com uma força que nos assusta e nos deixa sem jeito.

Jesus conhece muito bem essa dor por qual a gente passa. Ele mesmo passou por toda a aflicão na cruz, sofreu, ainda foi deprezado e morreu torturado. Ele conhece muito bem a dor. Por isso ele está bem perto daqueles que sofrem para caminhar junto e consolá-los.

Mas Jesus não ficou no túmulo. Ressusitou no terceiro dia. Deus venceu a morte. Mostrou que é mais forte do que a morte. Podemos viver na esperanca que a morte nunca terá a última palavra.

O quadro mostra o vitral da igreja lá na minha última comunidade em Bad Kissingen na Alemanha. Quando celebrávamos o culto da Páscoa começávamos quando ainda estava escuro. No meio do culto de Páscoa o sol ia se levantar e esse vidral à frente do altar comecava a brilhar cada vez mais forte. O Cristo ressuscitado ficava aos poucos mais claro. Dava a impressão que estava chegando cada vez mais perto de nós – vestido de branco, o rosto bem claro com o nimbo em forma da cruz. Ele está com os braços abertos. Com as mãos ainda com os traços dos pregos ele está abençoando todos nós e assim me lembrando do Cristo Redentor em cima da nossa cidade maravilhosa. Manda embora toda escuridão, traz consolo e alegria, a luz e a vida. É isto que desejo a todos vocês: que vocês descobrirão nessa época de Páscoa os sinais da vida que ele traz para a sua vida: uma palavra que consola, um amigo que traz alegria, um momento de profunda satisfacão. Afinal é Jesus quem disse: “Eu vim para que eles tenham a vida – a vida em abundância.”(João 10:10)
 


Autor(a): Christine Drini
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 10
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 13586
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br